Busca
Manifestação

Trabalhadores realizam protestos em dezenas de cidades do País

Metalúrgicos, químicos, bancários, professores, garis e muitas outras categorias profissionais vêm realizando manifestações em dezenas de cidades do país nesta quinta-feira, dia 11

Imprensa SMetal
Vicente/ Imprensa SMetal
Em várias cidades, como Sorocaba, os protestos da centrais sindicais foram realizados em conjuntos com os movimentos sociais e movimento estudantil

Em várias cidades, como Sorocaba, os protestos da centrais sindicais foram realizados em conjuntos com os movimentos sociais e movimento estudantil

Metalúrgicos, químicos, bancários, professores, garis e muitas outras categorias profissionais vêm realizando manifestações em dezenas de cidades do país nesta quinta-feira, dia 11. Os objetivos são chamar a atenção da sociedade e pressionar Congresso e governo para que atendam a pauta dos trabalhadores, que inclui redução da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário, mais investimentos em transporte, saúde e educação, entre outras.

Em várias cidades, como Sorocaba, os protestos da centrais sindicais foram realizados em conjuntos com os movimentos sociais e movimento estudantil. Somente no período da manhã, a manifestação em Sorocaba já havia reunido mais de 15 mil pessoas.

Cerca de 30 estradas brasileiras ficaram parcialmente bloqueadas na manhã desta quinta devido aos protestos. Os bloqueios atingiam, às 11h, rodovias de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe, Goiás, Pernmbuco, Alagoas, Paraná, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em São Paulo, os protestos dos trabalhadores tiveram início às 6 horas desta quinta-feira (11/07) nas rodovias Anhanguera, Fernão Dias, Dutra, Mogi-Bertioga e Cônego Domênico Rangoni, próximo de Guarujá.

Categorias

Algumas das categorias que participaram dos atos na região metropolitana de São Paulo foram bancários, comerciários, motoboys metalúrgicos, professores da rede estadual, policiais civis, garis, coletores de lixo e trabalhadores da construção civil.

Não houve paralisação do transporte público na Capital. Ônibus, trens e metrô funcionam normalmente. O comércio da rua 25 de Março, um das mais movimentadas da capital, ficou fechado por cerca de uma hora, durante protestos de 300 comerciários.

Após o meio-dia, manifestantes das centrais sindicais e diversos movimentos sociais se reuniram na avenida Paulista para definir novos protestos. Motoboys devem fazer bloqueios em avenidas e se concentrar na avenida Paulista para o ato.

Às 17h, manifestantes protestam contra a Rede Globo, na sede da emissora, no Brooklin –também haverá protestos contra a emissora no Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Em Sorocaba, os manifestantes de sindicatos e movimentos sociais voltam a se concentrar às 17h, na praça Coronel Fernando Prestes, para definir uma possível nova manifestação ainda hoje.

tags
11 de março Comunicação cut Dia Nacional de Luta Imprensa SMetal Manifestação sindicato dos metalúrgicos
VEJA
TAMBÉM