Acordo coletivo

Trabalhadores no Vestuário conquistam 9,4% de reajuste salarial

As trabalhadoras e os trabalhadores do Vestuário de Sorocaba e região/CUT, conquistaram reajuste salarial de até 9,4%; renovação de cláusulas sociais e a melhoria de itens da cesta básica de alimentos

Divulgação/Sindicato do Vestuário de Sorocaba e Região

A proposta de reajustes foi aprovada em assembleia na noite de quarta-feira, dia 22, na sede do Sindicato da categoria

As trabalhadoras e os trabalhadores do Vestuário de Sorocaba e região (CUT) conquistaram um reajuste de até 9,4% nos salários, em parcela única; renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva e a melhoria de alguns itens da cesta básica mensal de alimentos.

O reajuste de 9,4% será aplicado nos pisos salariais da categoria. Salários entre R$ 1.105 e R$ 1.300 terão um aumento de 9,31%, o que corresponde à inflação (INPC) acumulada nos últimos 12 meses (julho de 2014 a junho de 2015). As demais faixas salariais terão aumento fixo mensal de R$ 100.

A proposta de acordo da campanha salarial, que garante reajustes retroativos a 1º de julho, data-base de categoria, foi aprovada em assembleia na noite de quarta-feira, dia 22, na sede do Sindicato da categoria, no Jardim Zulmira, em Sorocaba.

A categoria do Vestuário na região reúne costureiras e outros profissionais que trabalham em confecções e conta com cerca de três mil trabalhadores.

O acordo negociado pelo Sindicato em Sorocaba nas últimas três semanas foi considerado vitorioso pelas representantes da categoria, pois garante a reposição integral da inflação no salário e amplia os direitos da Convenção Coletiva.

“Na maioria das campanhas salariais pelo país afora, os patrões têm insistido na proposta de parcelar as perdas com a inflação, o INPC, em pelo menos duas vezes, sendo a segunda parcela somente em janeiro de 2016; além de estarem tentando retirar benefícios das Convenções. Conseguimos superar essa pressão e construir um bom acordo local”, explica Paula Proença, presidente do Sindicato.

“A categoria está de parabéns. Agradecemos o apoio à nossa luta coletiva. Agora é continuar juntos para garantir novas conquistas”, comemora Paula.

Cesta básica

Um dos ganhos de remuneração indireta da categoria do Vestuário nesta campanha salarial, que se soma ao reajuste salarial conquistado, foi a valorização da cesta básica mensal de alimentos. A campanha conseguiu ampliar a quantidade de alguns itens, como feijão, macarrão e farinha de trigo; o que faz diferença no orçamento doméstico.

Segundo o sindicato da categoria, com o aumento dos preços nos supermercados, a cesta básica em espécie, com produtos de qualidade garantida na Convenção Coletiva, passa a ser, ao menos momentaneamente, mais vantajosa do que o cartão vale-compras, cujo valor financeiro está sujeito a perdas mensais devido à inflação.

Trabalho sindical

Além do reajuste salarial, da melhoria na cesta básica, da renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva, outra conquista na campanha dos trabalhadores no Vestuário foi a ampliação de sete para 10 dias anuais de afastamento da rotina da fábrica para as diretoras de base do Sindicato exercerem seu trabalho sindical fora da empresa.

“O afastamento de sindicalistas para exercício e aprimoramento de suas funções representativas é um direito garantido em todos os países democráticos do mundo”, lembra o Linha Direta, informativo do sindicato à categoria.

acordo coletivo cut inpc Linha direta Paula Proença reajuste salarial Sindicato do Vestuário de Sorocaba e região Trabalho sindical