Um protesto de duas horas foi realizado na manhã desta quarta-feira, dia 27, pelos trabalhadores do Grupo Metalvic, em São Roque, especificamente na empresa Vicfer. A ação acontecer motivada pelo descaso dos patrões, que se recusam a negociar melhorias e benefícios na fábrica.
Desde 2021, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) tem tentado discutir a criação de um Programa de Participação nos Resultados (PPR) ou o fornecimento de vale refeição aos funcionários, porém, a Vicfer tem se negado a dialogar para construir uma proposta.
Wagner Bueno (Sorveteiro) é o dirigente responsável pelas negociações com a fábrica e, de acordo com ele, após a movimentação desta manhã foram concedidos sete dias para que a Vicfer se pronuncie quanto ao PPR e ao vale refeição. “Viemos aqui, democraticamente, apoiar os trabalhadores e trabalhadoras que estão insatisfeitos com a grade de benefícios da empresa. Esperamos que os próximos dias sejam de diálogo, sempre em busca do melhor acordo para os companheiros”, disse.
Caso os representantes da empresa não entrem em contato com o Sindicato dos Metalúrgicos, os dirigentes irão à porta da fábrica com uma pauta de aviso de greve para ser protocolada. Além disso, uma paralisação – sem hora para acabar – também deve ser organizada neste dia. “A expectativa é de que o diálogo possa acontecer nos próximos dias, mas é prerrogativa deste sindicato defender direitos e benefícios para a categoria. Disso, não abriremos mão”, comenta Wagner.
Mais atualizações sobre esse caso serão reportadas nas redes sociais do SMetal e neste portal.