Campanha salarial

Trabalhadores da Toyota se mobilizam por reajuste e mais direitos

Foguinho/Imprensa SMetal

Os trabalhadores da Toyota, de Sorocaba, participaram de assembleia da última segunda-feira, dia 12, para debater sobre a Campanha Salarial 2016. Desde 2009, as montadoras de veículos negociam diretamente com os sindicatos das regiões onde estão instaladas.

De acordo com presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Ademilson Terto da Silva, a empresa já começou a debater as cláusulas sociais e, com a divulgação da inflação acumulada dos últimos 12 meses, que foi de 9,62%, serão iniciadas as discussões sobre as cláusulas econômicas.

Durante a assembleia, a diretoria do SMetal enfatizou ainda o risco que o alinhamento do projeto político entre a indústria e o governo de Michel Termer (PMDB) pode trazer ao trabalhador. “Na pauta da Fiesp/Ciesp e desse governo golpista está em destaque a retirada dos direitos trabalhistas duramente conquistados. Por isso estamos indo às fábricas e afirmando que não aceitamos o retrocesso e vamos continuar lutando por avanços”, assegura Terto.

A Toyota fabrica automóveis, tem cerca de 2 mil trabalhadores e fica próxima ao Parque Tecnológico, na nova zona industrial.

assembleia campanha salaria mobilizaram retrocessos toyota trabalhadores