Os trabalhadores da Toyota aprovaram em assembleia nesta segunda-feira, 2, uma proposta da Campanha Salarial 2024. As negociações do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) garantiram reajuste salarial com aumento real e renovação das cláusulas sociais, além de um aumento de 10% no vale-compras.
A assembleia foi conduzida pelo secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira, que é responsável pelas negociações com a empresa. Participaram também os membros do CSE Toyota, Marcelo José da Silva (Marcelinho), Márcio de Jesus Ribeiro (Marcinho), Anderson Andrade Silva e Eduardo Mascarenhas.
Com a decisão, os metalúrgicos devem receber um reajuste de 1,5% de aumento real e mais a reposição integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), indicador utilizado para medir variações no custo de vida. [Saiba como foram as negociações com os grupos patronais]
Silvio explica que o INPC referente ao mês de agosto deve ser divulgado no próximo dia 12. Isso significa que, apenas após essa data, será possível saber o percentual exato do reajuste. “A partir do resultado acumulado do INPC em 11 meses, há uma previsão de que os trabalhadores possam receber um aumento salarial superior a 5%”, disse o secretário-geral.
Já com a renovação das cláusulas sociais, estão assegurados por mais um ano direitos como mais 180 dias de garantia de emprego ou salário após o retorno da licença maternidade, auxílio creche para trabalhadores do sexo masculino, dentre outros aprovados em 2023.
Investimentos na empresa
Durante a assembleia, o secretário geral do SMetal destacou, ainda, o investimento de R$11 bilhões da Toyota no Brasil, anunciado em março deste ano. “Aquilo que foi um sonho, vai se tornar realidade, que é de espelhar a planta e duplicar sua capacidade”, disse Silvio. E completou: “Esperamos que venham novos produtos e lançamentos, para chegar a mais de 7 mil trabalhadores”.
O investimento pode gerar cerca de 10 mil vagas de trabalho até 2030, entre empregos diretos e indiretos, sendo o maior plano de investimento da empresa no Brasil. A planta da empresa em Sorocaba deve passar a fazer montagem de baterias e, em Porto Feliz, a empresa passará a produzir o motor híbrido.