Os trabalhadores da Metalac aprovaram, em assembleia eletrônica, entre os dias 28 e 29, o reajuste salarial e vale-compra. A proposta, negociada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), garante um abono para dezembro e aumento real nos salários, conforme deliberado pela categoria.
O vale-compra, que também teve reajuste de 17,33%, até então, era oferecido somente para quem nunca faltava no trabalho, ou seja, a partir do critério de assiduidade. Agora, todos têm direito ao vale, independente de qualquer critério.
De acordo com Izídio Britto, dirigente do SMetal, um Sindicato forte e a categoria mobilizada são fundamentais para avançar nas negociações.
“A rejeição dos trabalhadores da primeira proposta foi fundamental para que nós pudéssemos construir uma proposta ideal para os trabalhadores e não só conquistar o aumento real de salário, mas também o vale-compra, em definitivo, na planta da Metalac”, ressalta.
Na assembleia eletrônica foi aprovado também o desconto da taxa negocial referente à Campanha Salarial de 2023.
Nas negociações coletivas, a Metalac é representada pelo Grupo 3, que tem as cláusulas sociais garantidas até 2025. A empresa fica localizada no Jardim São Camilo, na Zona Norte de Sorocaba, e fabrica parafusos.
Resultado da assembleia eletrônica
Dos 311 trabalhadores da empresa que podiam votar, 285 participaram da assembleia (quórum de 91,64%). Desses, 265 (92,98%) foram favoráveis à proposta de reajuste salarial, 15 (5,26%) contrários e somente 5 (1,75%) optaram pela abstenção. A ferramenta utilizada pelo Sindicato para votação da proposta é criptografada, garantindo segurança, privacidade e auditabilidade.
Até o momento, o SMetal conquistou acordos de reajuste salarial para mais de 78% da categoria da região.