Busca
Busca
Convenções Coletivas de Trabalho

Trabalhadores da JCB se mobilizam por aumento real nos salários

A empresa é representada pelo Grupo 2 nas negociações coletivas junto à FEM-CUT/SP e, até o momento, não foram apresentadas propostas que contemplem a categoria

Imprensa SMetal
Mattheus da Silva/Imprensa SMetal

A JCB é uma fabricante britânica de equipamentos para construção.

Em assembleia realizada nesta quarta-feira, 14, os trabalhadores da JCB realizaram mobilização por aumento real nos salários. Faltam pouco mais de duas semanas para a data-base da categoria, no dia 1º de setembro.

A empresa é representada pelo Grupo 2 nas negociações coletivas junto à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) e, até o momento, não foram apresentadas propostas que contemplem a categoria.

Os metalúrgicos do estado de São Paulo reivindicam, principalmente, um aumento acima da inflação, que acumula 3,85% desde a última data-base da categoria e a renovação das cláusulas sociais das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), que ampliam direitos.

O objetivo da direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) é encerrar a Campanha Salarial ainda neste mês de agosto, para garantir que a categoria não perca seu poder de compra diante da alta do preço de produtos, por mais que estejam controlados. Porém, caso o prazo da data-base não seja cumprido, o Sindicato mudará o patamar para as negociações, se forem individuais, por fábrica.

A JCB é uma fabricante britânica de equipamentos para construção.

Leia mais: Data-base está chegando e metalúrgicos querem aumento real

Investimentos na JCB

Em junho, a JCB anunciou um investimento de R$500 milhões em sua unidade localizada em Sorocaba, com o objetivo de duplicar a capacidade de produção da fábrica até o ano de 2030. Essa expansão é parte de uma estratégia para atender à crescente demanda por máquinas e equipamentos no mercado latino-americano.

Em reunião realizada entre o SMetal e representantes de empresas da base da entidade, o Sindicato apresentou um cenário econômico que favorece a valorização da categoria: Produto Interno Bruto (PIB) crescendo, produção industrial em alta e desemprego em queda, por exemplo. Investimentos, como este da JCB, reafirmam que há um cenário positivo para aumentos salariais, apesar de uma taxa de juros em patamar elevado.

tags
assembleia campanha salarial 2024 desemprego indústria investimento jcb mobilização PIB
VEJA
TAMBÉM