
Marcelo José da Silva, o Marcelinho, conduziu a assembleia que aprovou importantes conquistas para os trabalhadores da Dana.
Os trabalhadores e trabalhadoras da Dana aprovaram, em assembleia realizada na sexta-feira, 29 de maio, uma série de conquistas negociadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. A atividade reuniu cerca de 400 metalurgicos e metalurgicas e foi conduzida pelo diretor executivo do Sindicato, Marcelo José da Silva, Marcelinho, e pelo dirigente sindical da base, Gleison Aparecido Oliveira, Magalinha.
A principal conquista aprovada foi a substituição da cesta básica física pelo vale-alimentação, benefício que passará a ser concedido aos trabalhadores a partir de agosto de 2026. A mudança representa um avanço importante, pois garante mais liberdade para que cada trabalhador e trabalhadora utilize o benefício de acordo com as necessidades de sua família, podendo escolher os produtos e os estabelecimentos onde realizar suas compras.
Outro tema de destaque foi o Programa de Participação nos Resultados (PPR). Após a rejeição da proposta anterior em assembleia, o Sindicato retomou as negociações com a empresa e, atendendo à reivindicação dos metalúrgicos, conseguiu antecipar a data de pagamento da primeira parcela
A negociação também garantiu a implantação de um teto para os descontos do convênio médico, uma demanda antiga da base que traz mais previsibilidade e segurança para as famílias que utilizam o benefício. Além disso, foram discutidas melhorias no refeitório da empresa.
Para o diretor executivo do Sindicato, Marcelo José da Silva, o Marcelinho, a conquista relacionada ao convênio médico representa um passo importante, mas o trabalho continuará para aperfeiçoar o benefício.
“Conseguir estabelecer um teto para os descontos do convênio médico é uma conquista importante para os trabalhadores, porque ajuda a proteger a renda das famílias. Mas sabemos que ainda existem pontos que precisam ser melhorados e vamos continuar acompanhando e negociando para avançar cada vez mais nessa pauta”, afirmou.
Já o dirigente sindical da base, Gleison Aparecido Oliveira, o Magalinha, destacou o engajamento dos trabalhadores da Dana como fator decisivo para o resultado alcançado.
“A Dana tem uma categoria muito participativa. Hoje, mais de 70% dos trabalhadores da fábrica são associados ao Sindicato, o que demonstra o nível de confiança, organização e mobilização dos companheiros e companheiras. Esse engajamento fortalece nossa atuação e é fundamental para conquistarmos avanços como os que aprovamos nesta assembleia”, ressaltou.
O Sindicato segue acompanhando o cumprimento dos compromissos assumidos pela empresa e trabalhando para ampliar as conquistas e garantir melhores condições de trabalho e qualidade de vida para todos os trabalhadores da Dana.
Confira fotos















