Iperó

Trabalhadores da Barga aprovam acordo de reajuste salarial

As cláusulas sociais renovadas pelos trabalhadores da Barga garantem direitos sociais como a regulamentação das horas extras e férias, entre outros benefícios

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

As cláusulas sociais renovadas pelos trabalhadores da Barga garantem direitos sociais.

Os metalúrgicos da empresa Barga aprovaram, em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira, 17, um acordo de reajuste salarial e a renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

O acordo aprovado é acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficou em 4,06% neste ano.

O vice-presidente do SMetal e secretário de saúde do trabalhador da CUT-SP, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho) destaca o papel do sindicato e a união dos trabalhadores para avançar nas conquistas.

“Nesta campanha salarial estamos demonstrando que um sindicato forte e a categoria unida é a receita que funciona para chegar nos melhores resultados para os trabalhadores da nossa região”, ressalta.

A negociação do sindicato está acontecendo por fábrica nesta Campanha Salarial 2023, porque há mais de dois meses, após a data base da categoria, os grupos patronais, que representam as empresas nas negociações coletivas junto à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), não demonstraram nenhuma vontade de negociar com os sindicatos dos trabalhadores.  A Barga é representada pelo Grupo 8.3.

Acordo Coletivo

As cláusulas sociais renovadas pelos trabalhadores da Barga garantem direitos sociais como a regulamentação das horas extras e férias; complementação do auxílio previdenciário; estabilidade para quem está próximo de se aposentar e indenização a demitidos com mais de 45 anos; adicional noturno de 35%; garantias e direitos especiais para mulheres e para pessoas acidentadas; direito ao convênio médico, entre outros.

aumento real Barga Campanha Salarial conquista direitos inpc