Busca
Acidente

Trabalhador perde quatro dedos em prensa na Martins & Martins

Prensa estaria prendendo as peças, que precisavam ser retiradas com as mãos sob a lâmina da máquina

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Trabalhadores aprovam protesto e exigem vistoria de todas as máquinas da empresa

Trabalhadores aprovam protesto e exigem vistoria de todas as máquinas da empresa

O preparador de máquinas Jobson, de 23 anos de idade e dois de empresa, perdeu parte dos quatro dedos da mão direita durante acidente de trabalho, sábado, às 9h, na planta 1 da metalúrgica Martins & Martins, em Araçariguama.

Em protesto pelo acidente, os demais trabalhadores da fábrica promoveram uma parada de protesto de duas horas na manhã desta segunda-feira, dia 30.

O acidente
Segundo os membros do CSE (Comitê Sindical de Empresas), além de não ser prensista [era preparador de máquina], Jobson estaria operando uma prensa não adequada às peças que fazia. Devido ao tamanho das peças, a máquina não permitia o uso de pinça ou ímã para a retirada das peças feitas.

O travamento exigia que o funcionário colocasse a mão sob a lâmina da prensa para retirar peça a peça no final de cada procedimento.

“Além de estar fora de função, as peças não eram adequadas àquela máquina”, diz o diretor sindical João de Moraes Farani.

Jobson, que foi socorrido pela empresa logo após o acidente, será acompanhado pelo departamento jurídico do Sindicato, que tomará as medidas cabíveis contra a empresa.

O Sindicato também vai acompanhar uma fiscalização em todas as máquinas da fábrica, exigir maquinário em perfeito estado e cursos de capacitação para funcionários que operam máquinas que apresentam risco durante seu manuseio.

tags
Acidente acidente trabalho martins martins perde dedos
VEJA
TAMBÉM