Entrevista

Trabalhador com bom emprego contribui para o crescimento do país, diz Leandro

Leandro Soares, presidente do SMetal, um dos maiores Sindicatos do Brasil, fala sobre o cenário econômico do país, eleições de 2022 e a luta sindical pela garantia de direitos e valorização salarial

Matheus Meirelles
Leandro Soares tem 40 anos e está no segundo mandato como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal)

Em entrevista à Folha Metalúrgica, Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), um dos maiores do Brasil, fala sobre o cenário econômico do país, da importância das eleições 2022 e da luta sindical pela garantia de direitos e valorização salarial. Confira!

FOLHA METALÚRGICA: Diante dos retrocessos, é certo que a vida das pessoas piorou muito nos últimos anos. Como você analisa esse cenário?

LEANDRO SOARES: O “pacto, com o supremo, com tudo”, começou em 2014, quando a direita perdeu a eleição. Em 2016, o golpe se concretiza com o impeachment, colocando em prática a retirada de direitos e, diga-se passagem, com apoio de deputados como Vitor Lippi e Jefferson Campos.

A terceirização, as Reforma da Trabalhista e da Previdência só aumentaram o desemprego e jogaram milhões de pessoas na informalidade, com a renda menor e sem nenhum direito, sem saber se vão garantir um prato de comida na mesa da família.

E tudo isso porque o governo comandado por Bolsonaro trabalha para beneficiar ricos e a própria família. Tudo que é tirado do povo vai para os esquemas dos filhos de Bolsonaro, está no cheque da Michele. Enfim, o que temos na presidência é o chefe de uma milícia assaltando o povo diariamente.

FOLHA METALÚRGICA: Como o sindicato trabalhou para proteger a categoria diante de tantos retrocessos?

LEANDRO SOARES: No SMetal, temos dirigentes comprometidos e prontos para atuar em defesa dos direitos. Conseguimos evitar que a terceirização irrestrita fosse amplamente implantada. Também fomos pioneiros na cláusula de salvaguarda, que impõe que as empresas negociem com o Sindicato antes de implantar qualquer medida da Reforma Trabalhista. Com isso, garantimos os direitos de milhares de metalúrgicos.

Também buscamos a valorização salarial dos companheiros, negociando reajustes que somam mais de 26% de aumento nos últimos 5 anos, e tivemos mais 760 milhões em negociações de PPR, dinheiro este que entra na economia local.

Na pandemia da Covid-19, defendemos o emprego, a renda e, acima de tudo, a vida dos trabalhadores. Conquistamos acordos com melhores condições do que as oferecidas pelo governo federal. A categoria teve condições de se proteger e sustentar a família graças aos esforços dos dirigentes sindicais.

FOLHA METALÚRGICA: O SMetal também teve um papel importante na manutenção e na geração de emprego. Fale um pouco sobre isso.

LEANDRO SOARES: Um dos principais compromissos do Sindicato é entender o cenário e saber como negociar com as empresas, sempre priorizando os direitos da categoria. Assim, conquistamos o respeito e tivemos importantes debates para trazer investimentos para Sorocaba.

Por culpa da política equivocada de Bolsonaro e da crise na Argentina, perdemos o terceiro turno da Toyota, em 2019. Imediatamente, procuramos a empresa para reivindicar a plataforma global da montadora e ampliar a produção local. Assim, conquistamos investimentos de R$ 2 bilhões, gerando mais de 500 empregos diretos e 5 mil postos de trabalho indiretos.

Buscamos ainda diálogo com o poder público e com outros agentes, visando ampliar a cadeia produtiva na cidade. Com esse compromisso, de Sindicato Propositivo, vimos a categoria metalúrgica de Sorocaba aumentar de 37 mil trabalhadores, em 2021, para quase 42 mil metalúrgicos, em 2022. Muito diferente da realidade do país, que enfrenta uma grave situação de desemprego.

FOLHA METALÚRGICA: Qual é o caminho para o crescimento econômico e para geração de emprego?

LEANDRO SOARES: Me lembro que, na campanha eleitoral, Bolsonaro disse que as pessoas teriam que escolher se queriam emprego ou se queriam direitos. Além de absurdo, isso é uma grande mentira. O Brasil cresceu com Lula e Dilma gerando empregos, aumentando os salários, dando poder de compra para as pessoas.

Não faz o menor sentido dizer que retirar direitos e dinheiro do bolso do trabalhador e dar mordomias para os patrões vai fazer a economia crescer e gerar emprego. A nossa história recente mostra que isso é uma mentira.

O trabalhador com bom emprego e direitos contribui com o crescimento do país. As negociações do SMetal são prova disso. Os reajustes salariais e o PPR vão para o mercadinho do bairro, para a casa de material de construção da cidade. Tudo isso faz a economia girar e gera emprego e renda em outros setores. Esse é o caminho: emprego se cria com direitos garantidos.

FOLHA METALÚRGICA: Você considera que as eleições de 2022 têm um papel importante para mudar o atual cenário?

LEANDRO SOARES: Sem sombra de dúvida. Nós podemos fazer um comparativo da política com o sindicato. O trabalhador elege a direção sindical para lutar pelos seus direitos e se nós não correspondermos as expectativas, ele deixa de ser sócio ou não vota nos mesmos novamente. Isso tem que valer para os políticos. Nós os elegemos para representar nossos direitos e, se isso não acontece, temos que trocar essas pessoas.

E esse é justamente o caso. Bolsonaro não aprovou uma proposta sequer que fosse boa para os trabalhadores. Pelo contrário, implantou medidas que deixaram a classe trabalhadora totalmente desprevenida e sem poder de consumo.

Eu vejo que esse ano temos um compromisso com a democracia, com os direitos, com a valorização salarial. E isso se faz se escolhermos deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e presidente que lutem pela gente. Eu acredito que nós podemos ser felizes novamente, num país mais igual e mais justo.

Economia eleições entrevista leandro presidente salário sindical sindicato SMETAL soares Sorocaba valorização