Coronavírus

Toyota: acordo com o SMetal adia retorno dos trabalhadores para dia 22

Produção de veículos da Toyota em Sorocaba permanece suspensa até dia 21 de abril. Após o encerramento das férias coletivas, no próximo dia 6, os trabalhadores entrarão em regime de banco de dias

Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
A produção na planta de Sorocaba da Toyota continua suspensa até dia 22 de abril

Após negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), a planta da Toyota em Sorocaba decidiu adiar o retorno dos trabalhadores para o dia 22 de abril, em regime de banco de dias. A medida foi discutida para que os funcionários possam continuar em isolamento social como forma de prevenção à disseminação do novo coronavírus.

As férias coletivas na montadora tiveram início no dia 24 de março e encerrarão na próxima segunda-feira, 6, e imediatamente, os trabalhadores entrarão em regime de banco de dias e a produção de veículos permanece suspensa até dia 21 de abril. Os funcionários do administrativo continuam trabalhando à distância (home office).

De acordo com o presidente do SMetal, Leandro Soares, o banco terá uma programação para que os trabalhadores paguem os dias parados no prazo de até dois anos. “O Sindicato sempre ofereceu ferramentas legais para possibilitar a manutenção dos postos de trabalho, dos direitos e da renda dos trabalhadores que representa, especialmente em momentos de crise. Com a Toyota acreditamos que o banco de dias tenha sido a melhor escolha neste momento, para enfrentar a pandemia do coronavírus”, conta o presidente da entidade.

Segundo Leandro, o Sindicato está aberto à negociação de novos acordos com todas as empresas metalúrgicas de Sorocaba e região e também para prorrogação das medidas já adotadas.

“Não sabemos até quando essa pandemia vai durar, nem a real situação econômica do país no final dela. Mas nosso objeto é sempre o de proteger os trabalhadores dos impactos de crises como esta, garantindo a preservação da sua saúde, mas também emprego e salário”, assegura.

Além de garantir acordos de férias coletivas, individuais e outras modalidades com dezenas de empresas do setor, o Sindicato dos Metalúrgicos tem cobrado medidas de prevenção à infecção do vírus e fiscalizando as mesmas, especialmente em fábricas que estão classificadas como serviços essenciais e não podem paralisar a produção.

Para denúncias e dúvidas, o trabalhador e trabalhadora da categoria pode entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, pelos telefones (15) 3334-5400 e (15) 99697-3915 (WhatsApp), ou online, pelo ‘Denuncie’, no Portal SMetal.

acordo coronovirus covid Férias montadora produção sindicato Sorocaba toyota