Busca
Busca
Gratuito

Tem início as aulas do Cursinho popular no SMetal

Mais de 40 jovens participam das aulas que são realizadas na sede da entidade, em Sorocaba

Imprensa SMetal
Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
O cursinho é gratuito e visa a prova do ENEM 2017.

O cursinho é gratuito e visa a prova do ENEM 2017.

O cursinho popular Podemos+, organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e Levante Popular da Juventude, teve sua primeira etapa nesse sábado, 16 de setembro.

Realizado no auditório do SMetal, das 9h às 16h30, o cursinho visa principalmente a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e contou com a participação de mais de 40 estudantes.

Ana Carolina Bertolucci, militante do Levante, disse que o cursinho popular Podemos+ tem como objetivo a democratização do acesso à universidade. “O vestibular é uma espécie de peneira, pois só consegue passar nas universidades, principalmente públicas, aqueles que possuem acesso à educação de qualidade, tempo para os estudos”, completa.

Participam do cursinho filhos de associados do SMetal, jovens ligados ao Levante Popular e jovens ligados a entidades sociais de Sorocaba, como a Pastoral do Menor.

Para o secretário de administração e finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, a intenção é fazer com que a juventude mais pobre possa continuar os estudos e tenha acesso às universidades. “Estamos vivendo um momento de retirada de direitos, inclusive na área da educação. Por isso, é importante iniciativas como do cursinho”, ressalta.

No total, serão seis aulas, divididas entre os cadernos temáticos do ENEM e um dia de visita à Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. A aula deste sábado foi sobre redação e atualidades. As próximas serão: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (23/09), Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (30/09), visita à UFSCar (07/10), Ciências Humanas e suas tecnologias (14/10) e Matemática e suas Tecnologias (21/10).

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.

tags
cursinho Educação estudantes juventude levante mais Podemos popular SMETAL universidade
VEJA
TAMBÉM