Greve Geral

Sorocaba terá paralisação total de ônibus nesta sexta-feira

Amanhã, 30 de junho, dia de greve contra as reformas do governo Temer, trabalhadores de todos os setores do transporte de Sorocaba e região paralisarão 100% das atividades das 0h até o início da tarde

Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
Na greve geral do dia 28 de abril, os terminais de ônibus de Sorocaba permaneceram vazios em protesto às reformas trabalhista e previdenciária

Nesta sexta-feira, 30 de junho, dia de greve geral contra as reformas do Governo Temer, trabalhadores de todos os setores do transporte – urbano, intermunicipal, rodoviário, de fretamento e de cargas –, nos 42 municípios representados pelo Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba, paralisarão 100% das atividades das 0h até o início da tarde.

A informação, divulgada pelo Sindicato dos Rodoviários, é que por volta das 14h os ônibus voltam a rodar normalmente, exceto o transporte público urbano de Sorocaba que, devido as negociações da campanha salarial, retomará a circulação de 70% em horários de pico e 50% nos demais horários.

O objetivo do protesto, que inclui várias categorias profissionais, é chamar a atenção da sociedade para que todos pressionem deputados federais e senadores a fim de arquivar as propostas de reforma trabalhista de da Previdência.

As reformas vêm sendo motivo de manifestações públicas em todo o Brasil desde março. Elas também foram a causa da greve geral do dia 28 de abril.

Em Sorocaba, as paralisações e atos estão sendo organizados por sindicatos e movimentos sociais ligados à Frente Brasil Popular.

Campanha salarial

Após nova tentativa de conciliação em audiência no Tribunal Regional do Trabalho – 15ª região nesta quarta-feira, dia 28, o Sindicato dos Rodoviários decidiu suspender a greve dos transporte público urbano de Sorocaba entre sábado, dia 1º, e quarta-feira, dia 5.

Durante a última audiência, o TRT-15 fez uma proposta de reajuste salarial de 3,58% retroativo a maio, mais 1,57% em setembro, tíquete-refeição de R$ 21,00 e PLR R$ 1550. Ambas as partes não se posicionaram e o TRT-15 marcou nova audiência de conciliação para quarta-feira, dia 5, às 10h30.

O Tribunal fez ainda novo apelo para que o prefeito José Crespo participe da audiência para auxiliar na resolução do impasse. O Sindicato reafirma que tem demonstrado disposição para negociar

Sobre a porcentagem de ônibus em circulação, o Sindicato dos Rodoviários afirma que está cumprindo a liminar que determina a circulação de 70% em horários de pico e 50% nos demais horários, além de 100% do transporte especial.

Apoio do SMetal

Em nota publicada na Folha Metalúrgica na quarta-feira, dia 28, a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) se solidariza à greve dos trabalhadores do transporte urbano local e pede que a categoria compreenda que se trata de uma luta a favor de salários dignos e direitos trabalhista.

A Prefeitura vem realizando ataques ao Sindicato dos Rodoviários, filiado à CUT, com o objetivo de colocar a população contra os trabalhadores. “O prefeito politizou a campanha salarial e vem tentando criminalizar a luta dos motoristas, o que é um absurdo. O Sindicato dos Rodoviários tem todo o nosso apoio”, afirma Leandro Soares, presidente do SMetal.

central dia 30 geral greve ônibus paralisação reforma setor sexta sindical Sorocaba transporte