Busca
Saúde pública

Sorocaba terá ato pela construção do Hospital Municipal neste sábado, 13

Faz 10 anos que o projeto de lei de iniciativa popular, encabeçado pelo SMetal e o então vereador Izídio, virou lei e o hospital não saiu do papel; ato começa às 10h, em frente à antiga garagem da TCS

Imprensa SMetal

Uma campanha foi realizada pelo SMetal para apresentação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela construção do Hospital, que coletou mais de 26 mil assinaturas / Arquivo Imprensa SMetal/Foguinho

Um ato em frente à área destinada para a construção do Hospital Municipal de Sorocaba será realizado na manhã deste sábado, dia 13, às 10h, para cobrar do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) o início das obras da unidade de saúde na Zona Norte. Em abril deste ano, completou 10 anos que o projeto de lei de iniciativa popular, encabeçado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e pelo então vereador Izídio de Brito, virou lei e o hospital não saiu do papel.

Izídio lembra que, desde que assumiu o mandato, em janeiro de 2021, o atual prefeito prometeu que iria dar início às obras da unidade pública de saúde na Zona Norte, no terreno da antiga garagem da TCS, Jardim Betânia, e não cumpriu. Com cerca de 26 mil metros quadrados, o imóvel foi comprado durante a gestão do prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), em julho de 2013, e custou R$ 13,6 milhões aos cofres públicos.

“Desde 2013, entre alternâncias de governo, sempre o Hospital Municipal esteve entre as promessas de campanha dos prefeitos eleitos, mas o que temos observado, é só discurso para angariar votos. Enquanto isso, a população sorocabana segue enfrentando filas e, muitas vezes, perdendo a vida à espera de um leito de hospital. Não dá mais para esperar mais 10 anos, a unidade de saúde foi um apelo dos cidadãos da cidade e chega de empurrar para os próximos governos”, enfatizou o ex-vereador, que atualmente é Secretário de Organização do SMetal.

Para Leandro Soares, presidente do Sindicato, Leandro Soares, passou da hora da população sorocabana dar um basta ao descaso com a saúde pública. “Há 11 anos, o Sindicato iniciou uma campanha que tinha como objetivo expressar que os moradores queriam uma unidade de saúde na Zona Norte. A aprovação do projeto foi uma conquista dos cidadãos sorocabanos e da luta popular, por isso merece atenção de quem foi eleito para governar por eles. Contem sempre com o apoio do Sindicato nessa luta pela vida”, conclui.

O ato terá início às 10h e será realizado em frente à área destinada para a construção do Hospital Municipal, o terreno da antiga garagem da TCS, que fica na rua Nain, 57, no Jardim Betânia, em Sorocaba.

Relembre a luta pelo Hospital Municipal de Sorocaba:

A luta pelo Hospital Municipal começou em 2011, por uma iniciativa do então vereador Izídio de Brito (PT). O parlamentar questionou o prefeito da época, Vitor Lippi, sobre a possibilidade de se construir um Hospital Municipal com leitos para suprir o déficit da cidade e não depender de convênios e da Santa Casa. A resposta da administração foi evasiva.

A construção do hospital foi aprovada então na 6ª Conferência Municipal de Saúde, ainda em 2011. No mesmo ano, Izídio destinou emenda parlamentar para viabilizar a unidade municipal de saúde e propôs um abaixo assinado para sociedade civil, que foi organizado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

Uma grande campanha foi realizada na cidade para a apresentação de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que coletou 26.609 assinaturas de eleitores sorocabanos. “Levamos a discussão para além da Câmara de Vereadores e envolvemos toda sociedade sorocabana em torno da iniciativa do Hospital Municipal. Tivemos uma ampla participação da população e de vários setores organizados e conseguimos aprovar esse importante projeto de lei”, conta Izídio.

O Projeto de Iniciativa Popular foi apresentado no dia 12 de maio de 2012, em um grande ato na Câmara Municipal e aprovado pelos vereadores quase um ano depois, em fevereiro de 2023. O então prefeito Pannunzio vetou o projeto, porém, os parlamentares derrubaram o veto e sancionaram a Lei nº 10.419, publicada no jornal do município em 5 de abril do mesmo ano, que prevê a construção da unidade de saúde.

Ainda em 2013, a Prefeitura de Sorocaba comprou o imóvel com cerca de 26 mil metros quadrados, localizado na avenida Ipanema, por R$ 13,6 milhões. À época, o Poder Executivo anunciou a construção de um hospital com 200 leitos, prometido até 2016. No entanto, quase 10 anos depois, a construção nunca saiu do papel e as obras estão abandonadas.

tags
abaixo assinado assinatura construção hospital izidio lei manga municipal popular prefeito projeto saúde sindicato SMETAL Sorocaba
VEJA
TAMBÉM