Busca
Pressão Popular

Sorocaba: revogação de título concedido a Paulo Betti é retirada de pauta

Para a diretoria do SMetal, proposta trata-se de cortina de fumaça na tentativa de esconder os recentes escândalos no governo Manga; após pressão popular, projeto foi retirado por tempo indeterminado

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

O vereador proponente é conhecido por ataques ideológicos e, recentemente, foi condenado pela Justiça por divulgação de fake news / Foto: Foguinho/Imprensa SMetal

Indignados com a proposta do vereador Vinicius Aith (PRTB) de revogar o título de cidadão sorocabano concedido ao ator Paulo Betti, moradores e lideranças de Sorocaba foram à Câmara Municipal na manhã desta terça-feira, 23, protestar e cobrar a rejeição do projeto. Após quase duas horas de discussão, a proposta foi retirada de pauta por tempo indeterminado a pedido dos vereadores.

Para o secretário de organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Izídio de Brito, que esteve presente no protesto juntamente com outros dirigentes da entidade, a proposta do vereador trata-se de cortina de fumaça na tentativa de esconder os recentes escândalos do Governo de Rodrigo Manga (Republicanos).

Ele lembra que nesta segunda-feira, dia 22, inclusive, a Justiça decretou o bloqueio dos bens do prefeito e o afastamento do secretário de Educação, Márcio Bortolli Carrara, por suspeita de compra superfaturada dos kits de robótica. “Esse projeto para revogação do título de cidadão a um ator tão respeitado como é o Paulo Betti é lamentável e um desrespeito à vontade dos parlamentares e da cidade que concedeu essa honraria em 1997”, disse.

O vereador Vinícius Aith é conhecido na cidade como defensor ferrenho do ex-presidente Bolsonaro e por ataques ideológicos contra o presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores e, recentemente, foi condenado pela Justiça por divulgação de fake news.

“O vereador proponente ao invés de ficar atacando os outros e disseminando mentiras por aí, deveria estar fiscalizando o prefeito municipal, que tem cometido várias irregularidades na saúde, na educação e em tantas outras áreas. Esse é o real papel de um vereador, não ficar causando transtornos no plenário da Casa de Leis”, critica Izídio.

Paulo Betti teve o título concedido em 1997, quando estava no auge de sua carreira. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o ator agradeceu ao apoio e a solidariedade dos dirigentes do SMetal e da população sorocabana durante a sessão da Câmara Municipal. Ao Portal G1, o ator se posicionou sobre os acontecimentos desta terça-feira. Confira abaixo:

“Não tenho do que me retratar, tenho direito de fazer as críticas e ter a opinião que quiser sobre o comportamento dos vereadores. O que me preocupa é a Igreja do Bom Jesus do Bonfim da Água Vermelha, que apresenta rachaduras. Esse vereador foi processado e perdeu para minha colega Patrícia Pillar. Os vereadores deveriam debater sobre a situação do prefeito, acusado de diversas irregularidades. O comportamento é típico de fascistas, e não é exclusivo de Sorocaba”.

tags
betti câmara escândalo manga mobilização paulo Política revogação sindicato Sorocaba
VEJA
TAMBÉM