Busca
Epidemia

Sorocaba já tem 12,7 mil casos de dengue confirmados este ano

Em uma semana, mais de quatro mil casos de dengue foram detectados em Sorocaba. Atualmente, já há um caso da doença para cada 50 habitantes e cinco mortes confirmadas

Imprensa SMetal
Foguinho/Arquivo SMetal

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde são 12.780 casos para 637 mil habitantes

Em uma semana, mais de quatro mil casos de dengue foram detectados em Sorocaba. Atualmente, já há um caso da doença para cada 50 habitantes e cinco mortes confirmadas. Há, porém, sete óbitos sendo analisados pelo Instituto Adolfo Lutz.

No total são 12.780 casos para 637 mil habitantes.

Todas as quartas, às 15h, a Secretaria Municipal da Saúde informa o balanço da semana.

Na Câmara Municipal, a CPI da dengue, liderada pelo vereador Carlos Leite (PT), denuncia a ausência de iniciativas do governo municipal para prevenir a doença, responsabilizando a prefeitura pela epidemia.

Em entrevista ao SMetal, a diretora da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba, Daniela Valentim dos Santos esclarece algumas dúvidas sobre a dengue.

Prevenção

Daniela explica que existem evidências de que a fêmea do mosquito transmissor da dengue tem predileção por espaços baixos, o que favorece as picadas na região de tornozelo. Além disso, há também evidências de que o mosquito da dengue tem preferência pelo amanhecer e o entardecer, mas as picadas não ocorrem exclusivamente nesses horários.

“No período em que a pessoa está com dengue é importante o uso de repelentes para prevenir que o mosquito pique essa pessoa, se contamine e passe a contaminar outras pessoas”.

Quem contraiu dengue deve ficar em casa do primeiro dia de febre até 7 dias para evitar que seja picada novamente e espalhe a doença.

Questionada sobre a velocidade com que aumentam os casos da doença Daniela responde que “vários são os fatores que contribuem para que a dengue tenha atingido um alto número de casos em 2015. Sem dúvida passam por questões climáticas, ambientais e comportamentais”.

tags
Adolfo Lutz carlos leite cpi da dengue Daniela Valentim dos Santos Epidemia de Dengue PT secretaria da saúde Secretaria Municipal da Saúde Sorocaba Vigilância em Saúde
VEJA
TAMBÉM