Resultados 2020

Solidariedade protagoniza o Dia Nacional da Coleta de Alimentos

A campanha, que foi finalizada no dia 15 de novembro, teve arrecadação expressiva mesmo com a pandemia da covid-19; estados também doaram 10% dos recursos angariados para algumas cidades do Amapá

Foguinho Arquivo/Imprensa SMetal
Em 2019, voluntários participaram ativamente nos supermercados das cidades brasileiras

Em 14 anos, os organizadores do Dia Nacional da Coleta de Alimentos não imaginavam que iriam se deparar com uma campanha tão diferente. Na contramão dos anos anteriores, que contavam com centenas de voluntários pelos supermercados afora, a 15ª campanha, realizada no ano de 2020, foi especialmente desafiadora.

Coma pandemia da Covid-19, a forma de ajudar migrou para o universo digital. As pessoas puderam, de suas casas, realizar doações por meio de uma plataforma online e os recursos foram revertidos em mantimentos para indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

Mesmo com a crise sanitária, as doações chegaram em R$105.497,20 dividas entre as 40 cidades participantes em nível nacional. Cada município recebeu uma cota – correspondente ao montante arrecadado em sua localidade no ano de 2019. Sorocaba vai repassar, por meio do Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), mais de R$ 3,5 mil que serão convertidos em alimentos para entidades cadastradas.

Para o presidente do banco, Tiago Almeida do Nascimento, o sentimento que protagonizou a campanha em 2020 foi o de solidariedade. “Por mais difícil que este ano esteja sendo, essas doações mostram que a solidariedade ainda é palavra de ordem para muitas pessoas”, comenta. “Seguimos gratos em poder repassar essa verba, revertida em mantimentos, para as famílias que mais precisam”.

O Dia Nacional de Coleta de Alimentos ocorre desde 2006 em diversas cidades do Brasil e, em Sorocaba, é coordenado por José Antônio Colombo. Ele afirma que os coordenadores estavam acostumados com uma coleta de alimentos diferente, “mas mesmo que os gestos tenham mudado, a substância não mudou”, destaca.

Para Colombo, a importância da coleta e da participação de entidades como o BAS, somam forças na hora de “compartilhar as necessidades para compartilhar o sentido da vida”.

Amapá

Nas últimas semanas, o Brasil tomou conhecimento de um apagão que acometeu o estado do Amapá. Desde o dia 7 de novembro, a população sofre com falta de energia e, até mesmo, de água, em diversos pontos.

Diante deste cenário, as 40 cidades que foram contempladas e participaram do Dia Nacional da Coleta de Alimentos, repassaram 10% de seus recursos para Macapá e Santana (Amapá), municípios que estão enfrentando estado de calamidade pública.

Sobre a Coleta

Em 14 anos, a Coleta, promovida pela Companhia das Obras (CdO), já arrecadou cerca de 1.700 toneladas de alimentos, tendo a participação de mais de 71 mil voluntários, beneficiando centenas de milhares de pessoas; contando com diversas entidades parceiras para distribuir as doações.

Sobre o Banco de Alimentos de Sorocaba

O Banco de Alimentos de Sorocaba é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que tem como objetivo combater a fome a lutar por políticas públicas que garantam a segurança alimentar de milhares de pessoas de Sorocaba e região.

alimento amapá arrecadação banco Banco de Alimentos de Sorocaba coleta Covid-19 Dia Nacional da Coleta de Alimentos resultados