Segurança alimentar

Solidariedade marca o lançamento da Campanha Natal Sem Fome 2023

Lançamento deu a largada para a coleta de alimentos que serão destinados ao Banco de Alimentos de Sorocaba; confira a galeria de fotos

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Para ajudar a campanha, basta encaminhar alimentos não perecíveis para os pontos fixos de coleta da campanha.

Foi lançada nesta sexta-feira, 10, a campanha Natal Sem Fome 2023 – Reconstruindo Esperança, organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A campanha vai até 18 de dezembro com coleta de alimentos não perecíveis, que serão destinados às 80 entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).

O evento de lançamento contou com a participação de dirigentes do SMetal e entidades que participam da campanha, seja na arrecadação de alimentos, seja no recebimento. Ao longo da atividade foram feitas falas de saudação à campanha e discussões sobre a importância da promoção da segurança alimentar e nutricional. Além disso, houve apresentação musical da cantora Paula Cavalciuk.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, lembra que na campanha de 2022 o desafio político do período era restabelecer a democracia brasileira e retomar os projetos sociais que melhoraram a vida da população que foram cortados a partir do golpe de 2016.

“Agora, é uma nova história que inicia e não tenho dúvida que quando as pessoas têm o que comer, elas renovam sua esperança de um país melhor”, ressalta Leandro.

Em sua saudação, o diretor do  Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp),  Erly Domingues de Syllo, destaca que é a 25ª campanha em parceria com o SMetal. “É um prazer imenso participar mais um ano. E nesta campanha não tem dois lados: são os trabalhadores e empresas unidas para ajudar quem mais precisa”, afirma Erly.

Vanilza Tavares, em relato sobre o trabalho desenvolvido pelo Banco de Alimentos de Sorocaba, completa que “o BAS não é apenas sobre alimento, mas é sobre transformação de vidas”,  relata após ser incentivada pela equipe do Banco a fazer faculdade. A credibilidade do BAS em seu trabalho de arrecadação e distribuição foi reconhecida em todas as falas.

Reconstrução da esperança

Mara Mello, gerente da Ceagesp, chamou atenção para a luta cotidiana de fortalecer a segurança alimentar. “Depois de 2016 passamos por um apagão, sem Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Neste ano, na Conferência Nacional, além de trabalhar com os técnicos, vamos trabalhar para construir políticas públicas. Estamos num novo momento, ressalta.

Já o dirigente do SMetal e presidente do BAS, Tiago Almeida do Nascimento, descreveu a edição do Natal sem Fome de 2023 como “Campanha de Solidariedade”.

“Tivemos um grande lançamento, com as instituições e com quem sempre nos ajuda a construir a maior campanha de solidariedade da região de Sorocaba. Vamos juntos realizar esse grande sonho que nenhuma pessoa passe fome na nossa cidade e no nosso país”, ressalta.

A vereadora Iara Bernardi (PT) também esteve presente. Ela ressalta que a prefeitura de Sorocaba distribui cestas de forma aleatórias para a população mais vulnerável. “Diferente do Banco de Alimentos, que faz um trabalho cotidiano e com credibilidade. Espero que possamos reconstruir a esperança em um Brasil para que não tenhamos mais fome e que voltemos a ter pleno emprego”.

Sobre o Natal sem Fome

A Campanha Natal sem Fome acontece desde 1994 por iniciativa do SMetal. Por 18 anos consecutivos, entre 1994 e 2012, a ação foi realizada na cidade e, foi suspensa por conta do crescimento econômico do país, que tirou milhões de pessoas da miséria.

No entanto, com o aumento do número de pessoas passando fome ou em situação de insegurança alimentar, o SMetal voltou a realizar a Campanha a partir de 2017. Em 2022, a campanha arrecadou e doou 46 toneladas de alimentos, além de R$24 mil e aproximadamente 4500 livros infantis, gibis, literatura e poesia junto às cestas.

A Campanha tem como objetivo arrecadar alimentos que serão entregues para famílias em situação de vulnerabilidade social da região durante a temporada de Natal. A meta deste ano é superar as arrecadações de 2022.

“Que seja uma campanha de superação e alimentando a esperança que tínhamos ano passado e terá continuidade a partir do ano que vem”, deseja Leandro.

Como contribuir

Para ajudar a campanha, basta encaminhar alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, óleo, leite em pó, macarrão, enlatados, entre outros itens, para os pontos fixos de coleta da campanha. Um deles é a própria sede do SMetal, na Rua Julio Hanser, 140, Jardim Faculdade.

Além disso, é possível contribuir financeiramente através da chave PIX: 08.741.511/0001-76 (Caixa Econômica Federal).

Outra forma de ajudar, é sendo voluntário da campanha, tanto nos dias de arrecadação, quanto nos dias de distribuição para as famílias e entidades, nos dias 22 e 23 de dezembro. Acompanhe o Portal SMetal para saber onde serão os pontos fixos de coleta e de como ser um voluntário.

Sobre o Banco de Alimentos de Sorocaba

O BAS é uma entidade mantida pelo SMetal, que atua o ano todo na arrecadação, higienização e distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social na região de Sorocaba, com o objetivo o combate ao desperdício de alimentos e na promoção da segurança alimentar.

Confira a galeria de fotos

Lançamento Natal Sem Fome 2023 – Reconstruindo a esperança
Foguinho/Imprensa SMetal