Busca
Fundo de Garantia

Sócios ainda podem aderir ao processo para reaver perdas no FGTS

Vence no dia 30 deste mês o prazo de adesão aos metalúrgicos sindicalizados que pretendem aderir ao processo da entidade que vai buscar a reposição das perdas ocorridas no FGTS desde 1999 até hoje

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Vence no dia 30 deste mês o prazo de adesão aos metalúrgicos sindicalizados que pretendem aderir ao processo da entidade que vai buscar a reposição das perdas ocorridas no FGTS desde 1999 até os dias de hoje.

A diretoria sindical estuda a possibilidade de prorrogar o prazo de adesão, mas essa medida ainda não pode ser confirmada. Por isso, os interessados devem providenciar os documentos necessários e marcar uma data de atendimento na sede do Sindicato o mais rápido possível.

“Não podemos estender muito o prazo de adesão porque nossa intenção é entrar com o processo na Justiça ainda este ano e o recesso do Judiciário deve se iniciar em meados de dezembro”, explica o presidente do Sindicato, Ademilson Terto da Silva.

Até a manhã desta quarta- feira, dia 6, mais de seis mil metalúrgicos sindicalizados já tinham agendado atendimento para aderir ao processo, somente na sede de Sorocaba. Nas demais sedes, o balanço parcial de atendimento será divulgado na próxima semana.

Como agendar

O agendamento na sede de Sorocaba é feito pela internet (www.smetal.org.br/fgts). Nas sedes regionais de Iperó, Piedade e Araçariguama não é necessário agendar atendimento. Basta comparecer ao local, nos horários normais de funcionamento, com os documentos em mãos.

Nessas sedes, centenas de associados também já aderiram ao processo coletivo do Sindicato sobre o FGTS.

O Sindicato dos Metalúrgicos iniciou a adesão ao processo no dia 1º de outubro.

A participação no processo coletivo é gratuita e exclusiva aos metalúrgicos sindicalizados de Sorocaba e região. A única taxa cobrada até o fim do processo será de R$ 10, na adesão, para cobrir despesas com a estrutura especial de atendimento.

Sócios em período de carência também vão poder entrar com processo

A partir de segunda-feira, dia 11, os trabalhadores que eram sócios do Sindicato e foram demitidos por alguma empresa de abril deste ano até os dias atuais também vão poder entrar com o processo para reaver as perdas no FGTS.

Esses sindicalizados demitidos recentemente são considerados “sócios em período de carência” pela direção do Sindicato dos Metalúrgicos. Por isso, pelo prazo de seis meses após a dispensa, o metalúrgico sindicalizado usufrui dos mesmos direitos que os demais associados.

No entanto, a legislação não permite que os sócios em período de carência façam parte do processo coletivo junto com os outros associados, por não terem mais vínculo formal com a empresa e com o Sindicato.

Para resolver o problema e manter sua política interna de atendimento aos sócios em período de carência, a direção do Sindicato firmou um convênio separado com advogados para atender esses trabalhadores em um processo à parte.

Outra agenda

Mas, atenção! Os sócios em período de carência não devem agendar o atendimento pela internet. Eles devem procurar as sedes do Sindicato, pessoalmente ou por telefone, para serem encaminhados ao convênio jurídico do FGTS.

É necessário também, aos sócios em período de carência, providenciar todos os documentos exigidos dos demais associados para mover a ação.

O processo nesses casos também será gratuito. O interessado vai pagar apenas uma taxa de R$ 10 para cobrir despesas com a estrutura especial de atendimento.

Mais informações sobre o processo aos sócios em período de carência (15) 3334-5400; 3334-5443; 3334-5409; 3334-5413 e 3334-5412

Documentos necessaries para o processo

•Extrato do FGTS do período das perdas, entre 1999
até hoje (fornecido pela Caixa Econômica Federal);

•Documento com foto (RG ou carteira de habilitação);

•Cartão do PIS ou Cartão do Cidadão (para comprovação do número do PIS);

•Cartão ou carteirinha de sócio do Sindicato dos Metalúrgicos;

•Comprovante atual de residência (preferencialmente em nome do interessado no processo e referente ao mês de setembro de 2013).

Mais informações: www.smetal.org.br; ou pelos telefones. Sorocaba: (15) 3334-5400; (15) 3334-5443; Iperó: (15) 3266-1888; Araça: (11) 4136-3840; Piedade: (15) 3344-2362.

Pedimos compreensão

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região pede a compreensão dos associados devido aos ramais de telefones na sede em Sorocaba estarem congestionados nos últimos dias.

O principal motivo dos telefones estarem ocupados a maior parte do tempo é a alta procura por informações sobre o processo do FGTS.

Mas novos ramais foram abertos esta semana para tratar do assunto e o horário de atendimento sobre FGTS na sede de Sorocaba vai ser estendido até às 20h a partir de segunda-feira, dia 11.

tags
ação coletiva fgst fundo de garantia perdas fgts processo para reaver perdas no fgts sindicatos dos metalurgicos
VEJA
TAMBÉM