Busca
Agenda sindical

SMetal recebe Fundacentro para debater formação em saúde e segurança do trabalho

Reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, 25, e representantes debateram sobre a oferta de cursos de qualificação para trabalhadores

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Divulgação

Reunião contou com a presença de Pedro Tourinho e Rafael Monico representando a Fundacentro | Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 25, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) recebeu representantes da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, a Fundacentro. Participaram da reunião o presidente do SMetal, Leandro Soares, e o secretário de administração e finanças, Tiago Almeida do Nascimento. Pela Fundacentro, o presidente Pedro Tourinho e Rafael Monico, assessor especial, estiveram no encontro.

O tema da saúde e segurança da classe trabalhadora foi a principal pauta da reunião. De acordo com informações dos diretores do Sindicato, a Fundacentro deve disponibilizar um curso on-line para capacitar e qualificar os trabalhadores na temática discutida durante a reunião. Além desse tópico, as lideranças também debateram sobre os atuais números de acidentes de trabalho no país e sobre a importância do combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.

Leandro Soares, presidente da entidade, avalia a agenda como positiva. “O SMetal não tem medido esforços quando o assunto é trazer para os trabalhadores formação e qualificação. Avaliamos esse estreitamento de laços com a Fundacentro como fundamental para a capacitação diante de um assunto tão urgente que é saúde e segurança do trabalho”, disse.

A visita acontece na semana em que se celebra o Dia Nacional da Prevenção aos Acidentes de Trabalho (27 de julho), um marco importante de reflexão e luta sobre essa problemática que vítima milhares de trabalhadores no Brasil. Para jogar luz à questão, o SMetal lançou uma série chamada “Quando um acidente de trabalho atravessa a vida”, que pode ser vista clicando aqui.

Sobre o Fundacentro

A Fundacentro foi criada em 1966 e funciona como uma instituição voltada para estudo e pesquisa das condições dos ambientes de trabalho. A entidade dispõe de uma rede de laboratórios em segurança, higiene e saúde no trabalho, profissionais especializados, e uma biblioteca completa sobre o tema.

“Na conversa, também firmamos um acordo com a Fundacentro que será nossa parceiro do SMetal na semana de eventos sobre saúde, segurança, meio ambiente e combate ao assédio no local de trabalho que deve ser realizada em setembro pelo Sindicato dos Metalúrgicos”, comentou Tiago Almeida do Nascimento.

 

tags
agenda cursos formação Fundacentro Pedro Tourinho qualificação Reunião
VEJA
TAMBÉM