SOS Rio Grande do Sul

SMetal realiza assembleias de mobilização na Flash, Clarios e Dana em prol do RS

É possível ajudar a campanha realizada em parceria com o Banco de Alimentos de Sorocaba por meio de Pix ou doação de roupas em bom estado e alimentos não perecíveis

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Mattheus da Silva/Imprensa SMetal

O balanço mais recente da Defesa Civil do estado, desta terça-feira, 14, divulgou que há 148 mortes confirmadas e mais de 2 milhões de gaúchos atingidos pelas enchentes.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou assembleias de mobilização na Flash, Clarios e Dana em prol da campanha de solidariedade aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul (RS).

O presidente do SMetal, Leandro Soares, explica que o Sindicato tem como objetivo articular os metalúrgicos, empresas e o conjunto da sociedade em uma corrente de solidariedade. “O brasileiro sempre foi muito solidário e empático. Agora é hora de cuidarmos do povo, que está precisando. Temos que preparar as pessoas para voltar aos seus lares com o mínimo de dignidade. E, como sempre, nossa categoria vai ajudar nossos companheiros e companheiras do Rio Grande do Sul”, afirma Leandro.

Flash

A Flash disponibilizou caixas para que os metalúrgicos deixem sua doação, que será destinada ao SMetal. Ainda nesta terça-feira as primeiras entregas de água e roupas chegaram ao Sindicato.

Além do pedido para doações, o SMetal conversou com os trabalhadores sobre o andamento da primeira negociação do Programa de Participação nos Resultados (PPR) na fábrica. Outra pauta abordada durante a assembleia foi o diálogo estabelecido entre o Sindicato e a empresa sobre ambientes periculosos, que envolvem a questão do gás e das empilhadeiras.

Atualmente, a empresa é uma das principais fabricantes de sirenes.

“É fundamental que os trabalhadores se engajem nesta campanha. Tem muito trabalhador sofrendo no RS e sabemos que a nossa ajuda fará muita diferença”, disse o dirigente do SMetal e responsável pelas negociações com a fábrica, Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho).

Flash: metalúrgicos se somam à campanha de solidariedade ao RS
Mattheus Da Silva/Imprensa SMetal

Clarios

Já a Clarios se comprometeu a contribuir com a logística de entrega das doações ao Rio Grande do Sul. Durante a assembleia, realizada na tarde desta terça-feira, o SMetal reforçou com os trabalhadores a importância de ajudar.

O diretor executivo do SMetal e responsável pelas negociações com as empresa, Antônio Welber Filho (Bizu), ressalta que, mesmo com a ação da sociedade, é fundamental que o poder público cumpra seu papel por meio de políticas públicas.

“É um momento de extrema solidariedade, considerando que um dos momentos mais difíceis é o retorno dessas pessoas aos seus lares, porque a grande maioria não tem mais casa”, afirma o dirigente.

Clarios: trabalhadores se engajam em campanha para atingidos de enchente no RS
Foguinho/Imprensa SMetal

Dana

Na Dana não foi diferente: a solidariedade entre a classe trabalhadora falou mais alto em assembleia realizada também nesta terça-feira. Bizu, que também negocia com a Dana, reforçou o pedido de doações.

“Doar é o ato mais íntegro e singelo da nossa sociedade, fazer o bem agora é o melhor momento”, disse o dirigente. A empresa também se comprometeu a ajudar na logística da entrega das doações no Rio Grande do Sul.

Dana: mobilização para campanha de solidariedade aos gaúchos
Foguinho/Imprensa SMetal

Como doar

Pontos presenciais

Sede do SMetal – R. Júlio Hanser, 140, próximo à rodoviária de Sorocaba

Clube dos Metalúrgicos – Av. Victor Andrew, 4100, Éden

Pix 08.741.511/0001-76 – Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).

campanha Clarios Dana doações Flash Flash engenharia Rio Grande do Sul solidariedade SOS RS