SMetal realiza assembleia na CNH Case para falar sobre demissões

De acordo com informações da empresa, os cortes serão realizados por conta da recente queda no volume de produção de máquinas e equipamentos agrícolas

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Gabriela Guedes/Imprensa SMetal

Assembleia informativa aconteceu na tarde desta segunda-feira, 02, com os trabalhadores da CNH Case

Na tarde desta segunda-feira, 02, os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) estiveram na CNH Case para realizar uma assembleia informativa a respeito de desligamentos que acontecerão, nos próximos dias, na fábrica.

De acordo com informações repassadas pela empresa, os cortes serão realizados por conta da recente queda no volume de produção de máquinas e equipamentos agrícolas – segmento em que estão os principais produtos da CNH Case, caracterizados pelo setor conhecido como “pesados”.

Durante a assembleia, o secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira, explicou que os cortes estavam previstos para alguns meses atrás, mas a entidade articulou para que pudesse se preparar e dar essa notícia aos trabalhadores, além de construir uma proposta que fosse minimamente benéfica quanto ao pacote de desligamento.

Ferreira explicou que há alguns meses, tanto empresa, quanto o Sindicato, estavam monitorando o comportamento do setor referente ao volume de produção e pensando em estratégias para essas circunstâncias. Ele reforça dizendo que, em todos os momentos, o Sindicato esteve buscando saídas para evitar demissões, mas a queda de produtividade foi brusca e o cenário de retração do segmento perdura por um período significativo.

“A dor e a angústia de vocês também é do Sindicato. Estamos construindo uma história muito bonita aqui dentro desta fábrica. Mas vir aqui falar sobre demissões não é fácil, nos preocupamos em negociar o melhor que podíamos durante as conversas com a empresa”, afirmou durante a assembleia.

A fala de Silvio relembra um histórico de vitórias significativas para os trabalhadores da empresa que, em um passado não tão distante, tiveram conquistas como PPR que cresceu 86% desde 2016.

“Espero que possamos nos encontrar novamente em uma retomada de investimentos, para que a gente veja vocês levando o pão de cada dia para a casa, seja nessa fábrica ou em outra indústria. Iremos lutar por isso”, disse

De acordo com representantes do SMetal, o movimento de desligamento nas empresas do grupo CNH acontece, também, em outras plantas pelo Brasil. Nesta segunda-feira, foram registradas demissões em cidades como Curitiba (PR) e Piracicaba (SP).

Case cnh case Demisões equipamentos máquinas agrícolas Negociações Pesados Setor agrícola