Busca
Setembro azul

SMetal promove ações de conscientização e inclusão dos surdos

Para conscientizar a categoria metalúrgica sobre a luta dos surdos no País, na próxima semana, funcionários e dirigentes do SMetal entregarão fitas azuis e conversarão sobre inclusão em frente à Flex

Imprensa SMetal
Arte: Cássio Freire

A ação faz parte da comemoração do ‘Setembro Azul’, que tem como objetivo dar visibilidade à importância da inclusão dos surdos na sociedade

Com o intuito de conscientizar a categoria sobre a luta dos surdos no País, na próxima semana, funcionários e dirigentes do SMetal entregarão fitas azuis e conversarão sobre o tema com os metalúrgicos da Flex em frente à fábrica. A empresa é a que possui mais trabalhadores surdos na base do Sindicato.

A ação faz parte da comemoração do “Setembro Azul”, que tem como objetivo dar visibilidade à importância da inclusão dos surdos na sociedade. Dia 26 de setembro é Dia Nacional dos Surdos e, internacionalmente, é comemorado no dia 30 do mesmo mês.

Além de ações de conscientização na fábrica e na entidade, desde junho, funcionários do SMetal estão participando de cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais), para aprimorar o atendimento nas sedes.

Atualmente, eles estão sendo capacitados no módulo intermediário, para facilitar a comunicação com trabalhadores surdos que buscam informações ou desejam usufruir dos serviços oferecidos pela entidade.

Para a professora Maria Angela de Oliveira Oliveira, o “Setembro Azul” marca a luta dos surdos e mostra a sua importância para a sociedade. “Os surdos não precisam de esmola, eles querem receber informações e se sentirem contemplados em suas necessidades básicas garantidas por lei, como o direito à educação e à informação”, afirma.

Segundo ela, quando um surdo descobre que uma instituição está apta à comunicação em Libras, além de alegria, eles se sentem cidadãos na sociedade.

“Quando uma entidade, como o SMetal, se propõe a fazer a diferença e de verdade incluí-los, o surdo passa a compreender que eles e sua família podem usufruir de muitos benefícios, além de ter acesso às lutas da entidade”, exemplifica.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, no Brasil há cerca de 28 milhões de pessoas com algum problema auditivo. Em Sorocaba, 28.728 pessoas têm dificuldades para ouvir. A Língua Brasileira de Sinais se tornou língua oficial dos surdos em abril de 2002.

tags
Azul conscienctização dia internacional do surdo dia nacional do surdo imprensa inclusão setembro azul SMETAL surdos
VEJA
TAMBÉM