Busca
Debate

SMetal participa do simpósio “Democracia e diálogo social nas relações de trabalho”

Presidente do SMetal, Leandro Soares, representou a entidade na atividade, realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) nesta sexta

Imprensa SMetal

Além do SMetal, diversas outras entidades marcaram presença no evento que faz parte das comemorações de 64 anos no SMABC | Foto: Divulgação

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) marcou presença no simpósio “Democracia e diálogo social nas relações de trabalho”, realizado nesta sexta-feira, 19, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC). A atividade integra as comemorações dos 64 anos dos Metalúrgicos do ABC e foi organizada em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Ao todo, foram realizados dois painéis. O primeiro abordou um tema relevante e preocupante dentro do cenário atual no mercado de trabalho: o assédio moral, psicológico e sexual. A mesa “Assédio no trabalho na perspectiva dos atores sociais” contou com a participação de representantes do MPT e de outras instâncias que atuam no combate à discriminação e assédio.

Participaram deste primeiro momento a procuradora regional do trabalho, Adriane Araújo e a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Arantes. A presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf) também compôs este debate, assim como Lívia Ferreira que é coordenadora do Projeto de Combate ao Assédio e à Discriminação da Superintendência Regional do Trabalho. Para completar, a coordenadora do Comitê de Diversidade da Mercedes Benz, Elineide Castro, também trouxe suas colaborações para o assunto.

Leandro Soares, presidente do SMetal, representou a entidade na atividade e foi acompanhado dos profissionais do Departamento Jurídico do SMetal, do assessor sindical, Francisco e de Adilson Faustino (Carpinha), que é secretário de administração e finanças da Federação Estadual dos Metalúrgicos de São Paulo (FEM/CUT-SP). O simpósio teve início na manhã desta sexta-feira e seguiu até o final da tarde.

De acordo com Leandro Soares, os temas abordados nesse debate circulam a realidade das mais diversas categorias, não somente os metalúrgicos. “A atividade foi de suma importância para compreendermos as questões da classe trabalhadora como um todo. É fundamental que o SMetal esteja inserido neste espaço e também possa tirar acúmulos e aprendizados que serão levados para a nossa base, em Sorocaba”, afirma Leandro.

Especialistas debateram temas importantes para os trabalhadores e trabalhadoras | Foto: Divulgação

Outro assunto abordado no evento foi a importância da negociação coletiva que, com o passar do tempo, foi sofrendo duros ataques. Neste momento do simpósio participaram a juíza do trabalho, Noêmia Porto, o coordenador nacional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical/MPT, Ronaldo Lima, o gerente executivo e de relações trabalhistas da VW no Brasil, Germano Vilhela e, para fechar, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre.

Além dos painéis, ocorreram duas conferências. Uma inaugural, com o procurador-geral do trabalho, José Pereira e a conferência de fechamento que teve a participação de Lélio Correa, que é presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e, também, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

tags
Debate Leandro Soares Simpósio Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
VEJA
TAMBÉM