O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) participou nesta sexta-feira, 23, de uma manifestação em frente a empresa Cobreq, em Salto, contra a morte de um trabalhador. O ato foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Salto (STIM).
O trabalhador, que estava empregado na Cobreq há 15 anos, foi afastado por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após ter sido diagnosticado com uma doença cardiovascular, de acordo com o STIM.
O INSS solicitou então, ainda segundo o Sindicato, que ele fizesse a reintegração e, com isso, a empresa o demitiu por telefone e dificultou o processo para que conseguisse os documentos necessários para retomar o benefício anterior. Muito preocupado com toda a situação, o trabalhador passou mal em casa e veio a óbito.
O vice-presidente do SMetal e também secretário de saúde da CUT-SP, Valdeci Henrique (Verdinho), esteve na manifestação e prestou solidariedade à família do trabalhador. “É inadmissível que um trabalhador tenha perdido a vida por não ter recebido o amparo necessário da empresa” afirma Verdinho. O STIM segue acompanhando o caso.