Busca
Unidade

SMetal participa de encontro de presidentes de sindicatos filiados à CNM-CUT

Presidente do SMetal ressalta o compromisso com as lutas da categoria metalúrgica

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Cadu Bazilevski

Fundada em março de 1992, a CNM-CUT é composta por 80 sindicatos filiados, de todas as regiões brasileiras.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) participou nesta quarta-feira, 20, de um encontro entre presidentes de sindicatos e federações filiados à Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT), realizado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), em São Bernardo.

Às vésperas de completar 32 anos de fundação e com o slogan “Conectando a luta metalúrgica no Brasil”, a entidade reuniu representantes de sindicatos de todas as regiões do país para refletir e planejar a organização, luta e mobilização dos trabalhadores em âmbito nacional, especialmente a partir da ação conjunta entre governo federal e empresários para a construção de políticas industriais.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, que participou da atividade, ressaltou a importância do encontro para fortalecer a luta e a unidade da categoria em todo país para que juntos e juntas possam garantir mais direitos e justiça social.

“É uma história em prol da democracia, em defesa dos direitos, não somente da categoria metalúrgica, mas da classe trabalhadora. Hoje foi importante esta troca de experiências com os metalúrgicos do Brasil para que a gente conheça a realidade de diversas regiões do nosso país e que possamos, a partir da especificidade de cada sindicato, estar juntos e juntas rumo ao país melhor e mais justo ” afirma Leandro.

Durante o encontro, os representantes dos sindicatos também debateram sobre o avanço na indústria, a criação das frentes para discutir setores da metalurgia de forma tripartite e a responsabilidade da CNM em pautar o governo federal e unir a categoria no país para que juntos fiquem mais fortes.

Para o presidente do SMetal, é necessário que os sindicatos se unifiquem em torno de pautas que reforcem o caráter classista, organizador e mobilizador da entidade, resgatando pautas históricas da entidade.

“O debate sobre as 40 horas semanais, do piso nacional, de um contrato de trabalho nacional precisam ser resgatadas. A pauta trabalhista é do movimento sindical. Afinal a CNM somos nós”, completa.

Cadu Bazilevski

O presidente do SMetal, Leandro Soares, que participou da atividade, ressaltou a felicidade em fazer parte da história da entidade.

Confederação Nacional dos Metalúrgicos 

Fundada em março de 1992, a CNM-CUT é composta por 80 sindicatos filiados, de todas as regiões brasileiras, que organizam trabalhadores metalúrgicos dos setores Automotivo/Autopeças, Aeroespacial, Bens de Capital, Eletroeletrônico, Naval, Siderúrgico/Metalurgia Básica e Alumínio.

Em seu 10º Congresso Nacional, realizado em 2019, a entidade reafirmou seu compromisso com a defesa da democracia, reiterando a resistência e a luta pela garantia de empregos, direitos, contra toda e qualquer prática antissindical e contra o genocídio da população negra. 

Segundo a CNM-CUT, com o aumento da informalidade e das formas de contratação precárias, ampliou-se o número de trabalhadores desprotegidos de seus direitos, sem representação sindical e cobertura de negociações coletivas. Diante disso, aponta a necessidade de criação de instrumentos de negociação que envolvam todos os trabalhadores, independentemente do tipo de contratação ou vínculo formal de trabalho. 

*Com informações da CNM-CUT.

tags
32 anos CNM/CUT encontro luta Metalúrgicos mobilização presidente unidade
VEJA
TAMBÉM