Busca
Pressão

SMetal irá protocolar pauta com reivindicações e aviso de greve na Condex

O encaminhamento foi deliberado em assembleias realizadas nesta quarta-feira, 24; ações arbitrárias, como o corte do desjejum e problemas com o pagamento do adicional noturno, revoltou os metalúrgicos

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Daniela Gaspari

Trabalhadores da Condex aprovaram o encaminhamento de protocolar pauta e aviso de greve em assembleias realizadas nesta quarta, 24 / Foto: Daniela Gaspari/Imprensa SMetal

Cansados do descaso e das ações arbitrárias da empresa, os trabalhadores da Condex deram aval para o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) protocolar pauta com diversas reivindicações e também um comunicado de greve – que será deflagrada caso as negociações não avancem. O encaminhamento foi deliberado em assembleias realizadas nesta quarta-feira, 24, com todos os turnos.

Na pauta, estão as seguintes reivindicações: negociar o Programa de Participação nos Resultados nos parâmetros de acordos de empresas do mesmo segmento; retomar o desjejum dos trabalhadores do terceiro turno; valorização do vale-compras e do vale-combustível, redução de jornada e melhorias no convênio médico.

De acordo com vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), a maioria das reivindicações são antigas, porém a empresa tem se recusado debater com o Sindicato. “Por isso, vamos protocolar mais uma vez essa pauta e esperar que a empresa nos atenda. Se a resposta for negativa, os trabalhadores se mostraram dispostos a ir para a luta e, a próxima vez que viermos na fábrica, será para parar as máquinas”, enfatizou.

Arbitrariedades

Verdinho criticou ainda algumas ações arbitrárias da empresa. Entre elas, a decisão de parar de fornecer o desjejum aos metalúrgicos do terceiro turno. “Onde já se viu, com a desculpa de economizar gastos, a empresa parar de dar pão para os trabalhadores? Isso é inadmissível”, lamentou o dirigente.

Ele lembrou ainda que, após denúncia dos trabalhadores, o Sindicato cobrou o pagamento proporcional do adicional noturno aos funcionários do segundo turno, que cumprem a sua jornada até às 22h42 e não estavam recebendo o valor referente às horas noturnas. “Infelizmente, o que temos acompanhado na Condex é um descaso com o trabalhador. Muito além de melhorias nos benefícios, o que os metalúrgicos da fábrica querem é respeito”, assegurou.

Sobre o PPR, Verdinho explicou que já foi protocolada a pauta para discutir um acordo para 2023, porém não houve sequer uma sinalização da empresa em negociar. Por isso, o Sindicato irá reforçar essa questão no documento que será entregue ainda nesta semana. Por lei, os trabalhadores devem aguardar 48 horas após o protocolo do comunicado de greve para dar início à paralisação.

Patrimônio

Presente nas assembleias, o secretário de organização do SMetal, Izídio de Brito, falou da importância da unidade e mobilização dos trabalhadores para fortalecer o Sindicato na mesa de negociação. “A empresa precisa entender que não são as máquinas o seu maior patrimônio, mas sim quem fabrica os seus produtos e faz com que haja lucros. Pagar um salário e um PPR dignos, além de garantir boas condições para que seus funcionários trabalhem é o mínimo que a empresa tem que oferecer e vamos lutar por mais avanços”, destaca.

A Condex fabrica cabos e fios elétricos, fica no bairro Iporanga, em Sorocaba, e tem cerca de 100 trabalhadores.

tags
assembleia comunicado condex desjejum greve PPR respeito Sorocaba Verdinho
VEJA
TAMBÉM