Em assembleias conduzidas pelos dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), no início deste mês, os trabalhadores reafirmaram o direito a fazer homologação no Sindicato.
De acordo com o secretário de organização do SMetal, Izídio de Brito, os trabalhadores assinaram uma lista passada pelos dirigentes para reforçar a garantia do cumprimento da decisão coletiva. “Sabemos que quando a homologação é feita na empresa corre-se o risco de não perceber a falta de algum direito da Convenção Coletiva de Trabalho”, pontua.
Nesta terça-feira, dia 7, foram realizadas assembleias na Metso Equipamentos e também na Motopeças. Já na quinta-feira, dia 9, elas ocorreram na JCB e na PGG. Além da homologação os trabalhadores da Metso aprovaram também o acordo de banco de horas.
Já na Wobben, os trabalhadores referendaram o sindicato para estar na negociação do Programa de Participação nos Resultados (PPR) deste ano. Já na Clarios (antiga Johnson Controls), a programa de PPR apresentada pela empresa foi reprovada pelos metalúrgicos em assembleia na terça-feira,6, na portal da fábrica.
Izídio reforça também que além das assembleias de homologação estão ocorrendo as de PPR e coleta de adesão ao abaixo-assinado contra a Reforma da Previdência, que retira direitos.