Sorocaba

SMetal elege delegados para os Congressos da FEM-CUT/SP e da CNM/CUT

Assembleia que elegeu os dirigentes de Sorocaba aconteceu na sexta, 24; encontro também debateu as perspectivas políticas e econômicas para 2023 e apresentou um balanço sobre acidentes na categoria

Jônatas Rosa/Imprensa SMetal
Delegados e delegadas foram escolhidos nesta sexta-feira, 24

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) se reuniu em assembleia na manhã desta sexta-feira, 24, para eleger os delegados do 9º Congresso de FEM-CUT/SP e do 11º Congresso da CNM/CUT.

No encontro os dirigentes também debateram as perspectivas políticas e econômicas para 2023 e tiveram a apresentação de um balanço sobre os acidentes de trabalho na categoria metalúrgica na região.

O secretário geral do SMetal, Silvio Ferreira, destacou que o encontro é fundamental para direcionar a luta dos dirigentes. “Temos que compreender a situação e quais são as possibilidades colocadas para podermos estabelecer nosso trabalho com critério e qualidade, garantindo sempre avanços para os trabalhadores. Nosso papel é defender os direitos da categoria, seja brigando por melhorias dentro da fábrica, seja propondo caminhos para ampliação da indústria na região e no estado de São Paulo”.

Para o economista Fernando Lima, da subseção do Dieese do SMetal, o Brasil tem muitos desafios para este ano. “Passamos por inúmeras oscilações econômicas nos últimos anos e uma clara falta de política industrial, além de pandemia da Covid-19, que ainda trazem reflexos. Nesse sentido, o novo governo terá que trabalhar no sentido da reconstrução, da volta dos investimentos e incentivos para que possamos crescer economicamente com a geração de emprego e a distribuição de renda”.

Congressos

Jônatas Rosa/Imprensa SMetal
Max Pinho, secretário geral da FEM-CUT/SP, participou do encontro em Sorocaba

No encontro também foi realizada a assembleia para eleger os delegados que irão representar o SMetal nos Congressos da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT).

Para o Congresso da FEM-CUT/SP, foram eleitos 20 dirigentes entre delegados, delegados natos, observadores e suplentes. No debate nacional, da CNM, serão 39 sindicalistas da base de Sorocaba.

Max Pinho, secretário geral da Federação, participou da assembleia e destacou a importância da participação do SMetal. “Os companheiros de Sorocaba estão em peso nessa discussão, nas plenárias. Isso é fundamental para construirmos um Congresso que traga os apontamentos dos caminhos da nossa luta. Tenho certeza que sairemos desse processo ainda mais fortalecidos e preparados para lutar pelos metalúrgicos e metalúrgicas”.

O 9º Congresso da FEM-CUT/SP – “Metalúrgicas e Metalúrgicos na Luta Pela Reconstrução dos Direitos, da Democracia e da Soberania Nacional”, acontece nos dias 12, 13 e 14 de abril, em Itanhaém. Já o 11º Congresso da CNM/CUT está marcado para ser realizado nos dias 9, 10 e 11 de maio, em Guarulhos.

Congresso CNM/CUT Congresso FEM-CUT/SP Metalúrgicos Metalúrgicos Sorocaba plenária Sorocaba