Busca
Cadeia produtiva

SMetal e Toyota debatem os impactos das novas tecnologias automotivas

Em visita à planta de Sorocaba nesta terça, 16, diretores do Sindicato debateram sobre as rotas tecnológicas a serem implementadas no país e como elas podem contribuir para a neutralidade de carbono

Daniela Gaspari - Imprensa SMetal
Divulgação

Visita dos diretores do SMetal à planta da Toyota em Sorocaba aconteceu na última terça-feira, dia 16 / Foto: Divulgação

Debater a melhor rota tecnológica no setor automotivo a ser implementada no Brasil e como ela pode contribuir para a neutralidade de carbono. Esse foi o principal tema debatido entre os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) em visita à montadora Toyota, na manhã da última terça-feira, dia 16.

Estiveram presentes o presidente da entidade, Leandro Soares; o vice-presidente, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho); o secretário-geral, Silvio Ferreira; os diretores executivos Antônio Welber Filho e Francisco Lucrécio Saldanha; além dos membros do Comitê Sindical da Toyota. Fazem parte do CSE da montadora os dirigentes Anderson Andrade Silva, Eduardo Mascarenhas, Evandro da Silva Shimote, Marcelo José da Silva (Marcelinho), Márcio de Jesus Ribeiro (Marcinho) e Robson Lopes dos Passos (Paraná).

Na oportunidade, os sindicalistas foram recebidos por diretores e membros do setor de relações governamentais da empresa, que mostraram os tipos de tecnologias para motores menos poluentes fabricados pela montadora. Outros temas debatidos foram em relação às normas regulamentadoras para veículos, a Reforma Tributária e os impactos das mudanças tecnológicas na cadeia produtiva, especialmente referente à manutenção e geração de emprego.

“Seja qual for a rota tecnológica de descarbonização adotada no País, deve-se levar em conta, principalmente, a manutenção e a ampliação dos postos de trabalho. Para isso, defendemos a requalificação dos trabalhadores que já fazem parte do setor automobilístico e a qualificação dos que desejam trabalhar em empresas que fazem parte da cadeia produtiva de veículos”, destaca o presidente do SMetal.

Investimentos em Sorocaba

Há cerca de um mês, a Toyota do Brasil anunciou investimento de mais de R$ 1,7 bilhão na planta de Sorocaba para a produção de um novo veículo compacto híbrido flex e atualização de outro modelo com a mesma tecnologia. O projeto foi viabilizado a partir do programa Programa ProVeículo Verde, que incentiva o desenvolvimento de veículos menos poluentes por meio da liberação de crédito acumulado de ICMS, lançado em março de 2022.

A expectativa da Toyota é efetivar cerca de 700 empregos com o novo modelo com motorização híbrido flex, composta por dois motores, um elétrico e outro à combustão, sem a necessidade de recarga externa, ou seja, não utiliza energia externa – ele auto gera sua energia na frenagem e desaceleração.

Leandro Soares, que esteve presente no anúncio dos investimentos, conta que o novo carro será fabricado por meio da plataforma TNGA, que foi implantada na planta de Sorocaba após reivindicação do Sindicato à montadora, em setembro de 2019. Essa modernização permite uma expansão expressiva na quantidade de produtos que podem ser fabricados localmente, além de tornar as linhas de produção muito mais eficientes.

O motor híbrido flex será montado na planta de Porto Feliz, interior de São Paulo, com previsão de chegada ao mercado brasileiro em 2024. Em Sorocaba, a planta da Toyota já produz os modelos Corolla Cross, Yaris e Etios e tem cerca de 3400 mil trabalhadores.

tags
descarbonização híbrido investimento metalúrgico motor produção rota sindicato Sorocaba tecnologia toyota
VEJA
TAMBÉM