SOLIDARIEDADE

SMetal doa 850 itens de higiene pessoal para refugiados afegãos em Praia Grande

Entrega foi realizada nesta quarta-feira, 12, pelo vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), e pelo membro do CSE Toyota e coordenador da Campanha do Agasalho, Marcelo José da Silva (Marcelinho)

Amanda Monteiro e Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Amanda Monteiro/Imprensa SMetal

Doações demonstram a preocupação da categoria metalúrgica sorocabana frente às questões sociais

Solidário e atento à causa dos refugiados, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) fez a doação de 850 itens de higiene pessoal aos imigrantes afegãos que estão temporariamente em Praia Grande (SP). A entrega foi realizada presencialmente nesta quarta-feira, 12, pelo vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), e pelo membro do CSE Toyota, e coordenador da Campanha do Agasalho, Marcelo José da Silva (Marcelinho).

As cerca de 150 pessoas refugiadas estão abrigadas temporariamente na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos, no litoral de São Paulo. Os afegãos precisaram fugir do país após o grupo extremista Talibã voltar ao poder, com o encerramento da intervenção militar das tropas americanas no Afeganistão.

Para Verdinho, as doações demonstram a preocupação da categoria metalúrgica sorocabana frente às questões sociais. “São pessoas que têm qualificação, que tinham seus empregos lá no seu país de origem, mas que chegaram aqui no Brasil numa situação totalmente difícil, com visto por dois meses, que pode se estender até dois anos”, ressaltou o vice-presidente.

O mesmo foi destacado por Marcelinho, que falou sobre a atuação do SMetal enquanto Sindicato Cidadão. “Sabemos da importância de mobilizar mais trabalhadores a entrar nessa luta com a gente também. Por isso, durante a Campanha do Agasalho, nos mobilizamos para arrecadar também itens de higiene pessoal, que são a maior demanda desses refugiados”, disse.

Em Sorocaba, mais de 170 famílias receberam doações de cobertores, roupas e calçados da Campanha do Agasalho do SMetal. Os itens arrecadados foram entregues por meio de parceria com a Cufa Sorocaba (Central Única das Favelas), Associação Ilê Alaketu Asé Omo Logunédè e Paróquia Nossa Senhora do Povo. Além dessas ações, dirigentes e trabalhadores do SMetal entregaram 150 marmitas e 110 cobertores a pessoas em situação de rua.

Saiba mais sobre a situação dos imigrantes afegãos abrigados em Praia Grande.

2ª edição da Campanha do Agasalho Marcelo José da Silva (Marcelinho) Praia Grande refugiados Valdeci Henrique da Silva (Verdinho)