Busca
Reivindicação

SMetal cobra plano de carreira e melhoria em benefício na White Martins

A entidade encaminhou à empresa uma pauta solicitando a restruturação da grade salarial por meio de um plano de cargos e salários, além de melhorias no vale alimentação dos trabalhadores

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Em outubro de 2021, o SMetal esteve na White Martins para ouvir as demandas dos trabalhadores

Em outubro de 2021, o SMetal esteve na White Martins para ouvir as demandas dos trabalhadores

Uma grade salarial com plano de cargos e salários e vale alimentação que custeie, ao menos, alimentação básica. Essas são as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da White Martins, que foram enviadas à empresa pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

De acordo com Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), dirigente sindical responsável pelas negociações com a empresa, os metalúrgicos reportaram que, atualmente, há disparidade em alguns salários. O dirigente conta que existem trabalhadores recebendo remuneração diferente, mesmo exercendo a mesma função. Desta forma, o primeiro debate que o SMetal espera ter com a White Martins será no sentido de reestruturar a grade salarial por meio de um plano de cargos e salários.

Outra questão pontuada na pauta enviada pelo Sindicato, é o valor baixo que é pago no vale alimentação. “Vamos buscar uma melhoria no que a fábrica paga hoje, principalmente levando em consideração que este valor não é reajustado há anos e, no cenário econômico dos dias atuais, já não cobre custos básicos”, comenta o dirigente.

O próximo passo é cobrar uma resposta da empresa e prosseguir com as negociações.

Enquadramento sindical

Para além dos itens acima, o SMetal também busca diálogo com a CPC, uma empresa terceirizada que conta com doze funcionários prestando serviços como caldeireiros e soldadores.

Há meses, a entidade vem cobrando algumas informações para realizar o enquadramento sindical da empresa, mas os proprietários desconversam e se recusam a ajustar essa questão.

“Estamos priorizando conversar e resolver o impasse, mas se não houver diálogo iremos mobilizar os trabalhadores e haverá protestos na fábrica”, comenta Marcelinho. Nesta semana, o dirigente está tentando contato novamente com os representantes da CPC, mas ainda não obteve reposta. Atualizações sobre este caso serão reportadas no Portal SMetal.

White Martins

Em outubro de 2021, o Sindicato dos Metalúrgicos esteve na porta da White Martins para conversar com os metalúrgicos sobre a situação das negociações. À época, o dirigente do SMetal protocolou uma pauta de enquadramento sindical da empresa que tem como sua atividade principal a fabricação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras para aquecimento central – ou seja, metalúrgica.

A unidade da multinacional foi inaugurada em Sorocaba no ano de 2019 e não havia registrado vínculo com o Sindicato, que, por sua vez, se mobilizou e garantiu que a mesma fizesse parte do quadro de representação da entidade.

tags
Enquadramento Sindical equiparação pauta plano de carreira reinvidicação salários white martins
VEJA
TAMBÉM