Busca
Forte Metal

Sindicato dos Metalúrgicos pede que MTE apure causas de acidente fatal na Forte Metal

Um trabalhador morreu e outro ficou ferido, na tarde deste domingo, na fábrica Forte Metal, em Brigadeiro Tobias

Imprensa SMetal

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região vai pedir à Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE), orgão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que realize, com urgência, uma fiscalização na fábrica Forte Metal para apurar as causas de um grave acidente ocorrido na tarde deste domingo, dia 3. Um trabalhador morreu e outro ficou ferido. A fábrica produz estruturas de metal e fica na Estrada da Serrinha em Brigadeiro Tobias.

A Forte Metal está cadastrada no setor de construção civil, apesar de suas atividades serem características de empresas metalúrgicas.

De acordo com o jornal Cruzeiro do Sul, Miguel Petrônio de Andrade, 37 anos e Joaquim dos Santos, 47 anos, faziam a manutenção da ponte rolante e caíram de uma altura de aproximadamente oito metros. Miguel morreu no local e Rosivaldo foi socorrido pelo Samu, levado com ferimentos na região dos quadris e nas pernas.

De acordo com a reportagem, a informação inicial é de que a ponte rolante teria se movido e derrubado o elevador industrial onde os estavam os dois trabalhadores.

Não é metalúrgica

Apesar de produzir estruturas de metal, a Forte Metal está cadastrada como empresa pertencente ao setor de construção civil. Em novembro de 2011 o Sindicato dos Metalúrgicos ingressou na Justiça com processo de enquadramento sindical, para que os trabalhadores possam pertencer à categoria e ser representados pela entidade.

Em decorrência da ação do Sindicato dos Metalúrgicos, a Justiça já realizou uma perícia na empresa para determinar a que ramo de atividade ela pertence de fato. O Sindicato agora aguarda a decisão judicial.

“Esperamos que a sentença seja favorável para que, finalmente, possamos representar os trabalhadores dessa fábrica”, comenta o presidente do Sindicato Ademilson Terto da Silva, que lamentou o acidente.

Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos há tempos vêm sendo procurados por funcionários da Forte Metal, que denunciam várias irregularidades trabalhistas, como excesso de horas extras e pagamento informal das horas extras (fora do holerite).

tags
Acidente Acidente de Trabalho Brigadeiro tobias forte metal morte
VEJA
TAMBÉM