Mais projetos e investimentos na planta da Toyota em Sorocaba significa geração de postos de trabalho na montadora e também em toda a cadeia produtiva, com reflexos positivos nas sistemistas e em outras fábricas metalúrgicas da região.
Por isso, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal), Leandro Soares, e o secretário-geral, Silvio Ferreira, estarão no Japão, na próxima semana, para reafirmarem o compromisso do Sindicato com a planta de Sorocaba e buscar novos projetos e investimentos.
“No Japão, nos encontraremos com o Sindicato dos Trabalhadores da Toyota e alguns executivos da matriz para reforçar o compromisso do SMetal com a planta e continuar reivindicando a plataforma global para que venham novos investimentos para Sorocaba”, ressaltou Leandro Soares.
Em assembleia realizada com os trabalhadores na última quinta-feira (foto), dia 5, Leandro relembrou o histórico de luta do Sindicato pela criação de mais postos de trabalho na planta, desde a ida do SMetal até o Japão, em 2017, para reivindicar investimentos e que resultou na criação do terceiro turno, até a ampliação de direitos, como o vale-compra. “A Toyota de Sorocaba é a única a ter esse benefício, que foi conquistado após muita mobilização”, destacou.
Mas com a queda nas exportações devido a crise na Argentina e também pela falta de uma política industrial do governo brasileiro, houve o término do terceiro turno com a não renovação dos contratos temporários.
Durante a assembleia, os trabalhadores aprovaram ainda a mudança no calendário de dias-pontes e foram informados sobre o andamento da Campanha Salarial.