Campanha Salarial

Sindicato busca acordos salariais por fábrica e realiza quatro negociações em dois dias

Foguinho/Imprensa SMetal

As reuniões com grupos de empresas estão sendo realizadas na sede do Sindicato em Sorocaba

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou quatro reuniões com grupos de empresários locais, entre os dias 9 e 10, para tentar viabilizar reajustes salariais por fábrica, visto que a campanha salarial no estado de São Paulo está emperrada desde o dia 1º de setembro, data-base da categoria.

As reuniões aconteceram na sede do Sindicato em Sorocaba. De acordo com o presidente da entidade, Ademilson Terto da Silva, os empresários se comprometeram a dar retorno ao Sindicato sobre as propostas salariais na próxima semana

Na sexta-feira, dia 10, as reuniões foram com empresas de trefilação, laminação de metais ferrosos, refrigeração, equipamentos ferroviários e rodoviários, entre outros (equivalentes ao grupo 8); e com fábricas ligadas ao grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico, entre outros).

Na quinta, dia 9, com representantes das autopeças, forjarias e parafusos (equivalente ao grupo 3 na Fiesp); máquinas e eletroeletrônicos (grupo 2) e fundições.

Segundo o secretário-geral do Sindicato, Leandro Candido Soares, a intenção dessa reunião com os grupos patronais é chegar a um acordo que seja satisfatório para todos os trabalhadores. “Queremos a reposição da inflação dos últimos 12 meses (calculada em 6,35% pelo INPC/IBGE) e mais aumento real. Não abrimos mão desse acordo”, diz Soares.

A última negociação da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) foi com o Grupo 3 no dia 30 de setembro, e os patrões insistem negar o aumento real de salários. Com isso, os Sindicatos, filiados à FEM, estão realizando protestos e paralisações pelo estado de São Paulo.

agenda Campanha Salarial Comunicação grupo 10 grupo 2 grupo 3 grupo 8 grupo dois imprensa sindicato dos metalurgicos de sorocaba