Sindicato amplia e qualifica atendimento médico

O Departamento de Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região divulga algumas ações realizadas durante o ano de 2009.

Dr. Paulo Roberto Kaufmann (Médico do trabalho do Sindicato dos Metalúrgicos e Diretor do Instituto Síntese Saúde e Trabalho)

O Departamento de Saúde do Trabalhador do Sindicato divulga algumas ações realizadas durante o ano de 2009. Nesse ano ampliou-se o reconhecimento dos fatores riscos no trabalho. Amplia-se a luta por mais saúde dos trabalhadores da categoria.

Foram realizados atendimentos individuais, laudos, notificações com CAT e orientações aos trabalhadores.

Foram realizadas vistorias em algumas indústrias, para negociação de adicionais de periculosidade e correção dessas condições. Realizamos vistorias em ambiente de trabalho para estudo de acidentes graves e fatais, algumas em conjunto com Procuradoria do Trabalho, DRT. Também foram promovidos eventos, debates e aproximação do CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (do SUS), para via controle social (CIST).

O sindicato, reformou e equipou o consultório médico, um investimento para melhor assistir ao trabalhador. Entre fevereiro e dezembro de 2009 foram programadas e realizadas 63 agendas: essa atividade é realizada também em conjunto com Departamento Jurídico do Sindicato, para, quando necessário ir à justiça, agir coordenado com os advogados dos trabalhadores.

Foram 1009 consultas médicas, resultando elaboração de laudos e pareceres técnicos. Foram emitidas 106 CATs (Comunicado de Acidente de Trabalho).

Atendemos trabalhadores de 87 empresas. Predominaram casos da ZF e da Flextronics.

Laudos e Pareceres foram trabalhados junto com os autores, e encaminhados para processos e para o INSS. Também foram realizadas orientações para prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Afirma Dr. Paulo Kaufmann: “Mesmo nos atendimentos individuais, na assistência, há um sentido mestre principal que é instruir e instrumentalizar os trabalhadores para a cidadania, sendo pautado o direito ao acesso às informações, como aos prontuários clínicos, aos laudos ambientais e a outras informações sobre sua saúde, trabalho e fatores de risco.”

Na equipe de assistência e assessoria – contrato com o Instituto Síntese – além de outros profissionais, há o psicólogo e técnico de segurança Paulo Júnior Paz, que auxilia mais diretamente na análise e condução de nossos casos.

Os trabalhadores também são orientados/ensinados a produzir um Livro Sobre Sua Vida, Saúde e Trabalho. A partir daí, individualmente, e cada vez mais coletivo (Cipa, Comissão de Fábrica e sindicato) deverá se ampliar a luta por mais saúde, melhores condições de trabalho de vida.

Uma das lutas principais, sob essa premissa é por respeito à dignidade (saber e decidir sobre sua saúde).

Para 2010 será mantida essa assistência para recuperação da saúde e compensações. Devemos ampliar ações de prevenção, preservação e promoção de mais saúde. Um bom 2010 de muita luta nos espera!

atendimento médico Paulo Roberto Kaufmann saúde