Descaso

Sidor: SMetal realiza assembleia de mobilização por atraso no vale-alimentação

O Departamento Jurídico do SMetal irá protocolar um documento para que a empresa de fato se comprometa com o pagamento do vale-alimentação para os metalúrgicos

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A Sidor produz autopeças e acessórios automobilísticos e está localizada na zona industrial de Sorocaba.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou, na manhã desta segunda-feira, 1º, uma assembleia para dialogar com os trabalhadores sobre o atraso de mais de 60 dias no vale-alimentação (VA) por parte da Sidor.

Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), dirigente do SMetal e responsável pelas negociações, explica que a empresa se comprometeu a fazer parte do pagamento do vale nesta terça-feira, 2. O Departamento Jurídico do SMetal irá protocolar um documento para que a empresa de fato se comprometa com o pagamento do VA para os metalúrgicos.

“Caso o pagamento não seja feito, aprovamos com os trabalhadores que faremos um protesto aqui na empresa. É inadmissível que a fábrica haja desta forma e contamos com a mobilização e união dos trabalhadores para garantir esse benefício”, ressalta o dirigente.

Marcelinho afirma, ainda, que a empresa tem passado por dificuldades, mas que existe um acordo firmado, entre Sindicato e Sidor, que determina que os atrasos dos salários sejam punidos com multa. Essa medida, inclusive, foi adotada após uma greve de 15 dias realizada em 2023 pelos trabalhadores da fábrica.

Vale-alimentação

Em julho de 2023, os trabalhadores da Sidor conquistaram um reajuste no vale-alimentação de 18%, marcando a retomada das discussões por melhorias após um período de crise na empresa.

Tanto em 2022, quanto em 2023, os metalúrgicos tiveram que entrar em greve para garantir o pagamento dos salários, que foram atrasados. O SMetal segue em diálogo com a empresa para que os direitos e benefícios sejam pagos devidamente.

Confira a galeria de fotos

Sidor: assembleia sobre atraso no vale-alimentação (01/04)
Foguinho/Imprensa SMetal
atraso descaso sidor vale-alimentação