Busca
Saiba mais

Saúde: Cerca de 82 mil sorocabanos se vacinaram com a Pfizer Bivalente

Até o momento, cronograma de vacinação segue escalonado mas a partir da segunda-feira, 22, o imunizante estará disponível na rede pública de saúde para todas as pessoas acima dos 18 anos

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal

A partir da segunda-feira, 22, todas as pessoas acima dos 18 anos poderão se dirigir a uma das 33 UBSs de Sorocaba e receber a Pfizer Bivalente | Foto: Agência Brasil

De acordo com informações da Prefeitura de Sorocaba, até o momento 82.150 pessoas se vacinaram com a Pfizer Bivalente. Nesta semana, o esquema de vacinação seguiu escalonamento e, até esta sexta-feira, 19, as pessoas de 30 anos ou mais podiam ir à uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e receber o imunizante.

A partir da segunda-feira, 22, todas as pessoas acima dos 18 anos poderão se dirigir a uma das 33 UBSs de Sorocaba e receber a Pfizer Bivalente. Segundo a Prefeitura, a cidade tem um contingente de 519.395 adultos acima dos 18 anos e a expectativa é abranger o maior público possível.

Para a imunização com a Pfizer Bivalente, os sorocabanos precisam ter tomado, pelo menos, duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19 (esquema vacinal primário completo), respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida. As vacinas serão aplicadas mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida.

As crianças de seis meses a quatro anos e 11 meses podem receber a 1ª, 2ª ou 3ª dose da Pfizer baby, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde.

No ato da imunização, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a Carteirinha de Vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança. Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar igualmente um comprovante da condição de risco delas.

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), relembra que esta categoria de vacina é muito importante para a população. Isso porque, na Pfizer Bivalente, os pesquisadores encontraram maior resposta imunogênica contra as subvariantes da Ômicron, além de terem observado maior prevalência e proteção contra a Covid-19 nestes imunizantes.

Outros imunizantes

Paralelo a campanha pela vacinação contra a Covid-19, a vacina contra a gripe (Influenza) também está disponível para os adultos acima de 18 anos. Embora as demais campanhas de vacinação coincidam com as aplicações contra a Covid-19, outras vacinas podem ser administradas de maneira simultânea, sem necessidade de intervalo. Dentre os imunizantes disponíveis, estão: Covid-19, Influenza (gripe), Meningocócica C e todas as outras que compõem o Calendário Nacional de Vacinação.

 

tags
Covid-19 Imunizante Pfizer Sorocaba Vacina Vacinação
VEJA
TAMBÉM