Busca
Enfrentamento à crise

Salário e benefícios garantidos: trabalhadores da YKK aprovam acordo

Medidas têm vigência de 30 a 90 dias e garante estabilidade; negociação leva em conta a crise do coronavírus e visa manter emprego e renda dos trabalhadores. Acordo foi aprovado com 93,59% dos votos

Imprensa SMetal
Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
Dos 292 trabalhadores que votaram na assembleia virtual, 282 foram favoráveis, 4 contrários e 6 preferiram se abster

Dos 292 trabalhadores que votaram na assembleia virtual, 282 foram favoráveis, 4 contrários e 6 preferiram se abster

Com 96,58% dos votos favoráveis, os trabalhadores da YKK aprovaram acordo negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), como medida para garantia de emprego e renda na crise causada pelo novo coronavírus. A proposta foi aprovada em assembleia virtual, disponibilizada no Portal SMetal entre os dias 25 e 27 de abril.

Uma das medidas aprovadas é a suspensão do contrato de trabalho com vigência de 30 dias, prorrogáveis por mais 30. Nesse período, os trabalhadores terão os salários e todos benefícios pagos.

Já o acordo de redução de jornada e salário valerá por até 90 dias, realizados em períodos de 30 dias. Durante o tempo da redução, os benefícios também foram garantidos. A estabilidade de emprego está garantida pelo período da suspensão ou redução, além do mesmo período após o término do acordo.

Outra medida aprovada na assembleia online foi a troca de feriados, prevista na MP 927/20. O dirigente sindical Francisco Lucrécio Junior Saldanha explica que as medidas foram negociadas para garantir segurança aos trabalhadores e serão aplicadas conforme a demanda da produção.

“Em tempos de crise, como a atual, é preciso negociar saídas que mantenham os empregos dos metalúrgicos e, além disso, estabelecer que os salários sejam suficientes para que as contas sejam pagas e a comida possa ser colocada na mesa”.

Nas negociações, o SMetal tem buscado melhores condições do que as previstas na MP 936, de 2020, levando em consideração a realidade de cada fábrica e garantindo mais benefícios aos trabalhadores.

Dos 312 funcionários da YKK, 292 (93,59%) votaram na assembleia virtual, que teve 282 (96,58%) votos favoráveis, 4 (1,37%) contrários e 6 (2,05%) abstenções.

Assembleia online

Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde para evitar aglomerações, o SMetal e a Pandora Soluções criaram uma ferramenta de assembleia online, com acesso exclusivo dos trabalhadores e trabalhadoras de determinada empresa.

A ferramenta de votação online faz uso de conexão segura e criptografada. Ela foi criada para garantir que a empresa nem o Sindicato tenham acesso à escolha do trabalhador, apenas a quantidade de votos favoráveis ou não ao acordo.

tags
acordo aprovado contrato negociação sindicato SMETAL suspensao trabalho YKK
VEJA
TAMBÉM