Reajuste e Direitos

Reunião da FEM-CUT/SP dá início à organização da Campanha Salarial 2023

No dia 17 de junho, acontece a Plenária Estatutária da Federação, na qual serão definidos o slogan, tema, eixos e a pauta de reivindicações das negociações deste ano; encontro aconteceu na quarta, 31

Imprensa SMetal com informações da FEM-CUT/SP
Riana Martins

Encontro da FEM-CUT/SP aconteceu na última quarta-feira, dia 31, em São Bernardo; Leandro Soares esteve representando o SMetal Sorocaba / Riana Martins

Para definir diretrizes e organizar o processo de negociação da Campanha Salarial 2023, a a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) realizou, na última quarta-feira, 31, a primeira reunião preparatória, com a presença de representantes das entidades filiadas, como o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, e contou ainda com a participação de com a presença de técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento (TID – Brasil).
Max Pinho, secretário-geral da FEM-CUT/SP, explica que o encontro foi fundamental para definir diretrizes e dar organicidade para o processo de negociação deste ano. Inclusive, ele informou que, no próximo dia 17, acontece a Plenária Estatutária, na qual serão definidos o slogan, tema, eixos e a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2023

“O momento é muito importante para a Federação, sindicatos e para toda categoria na busca dos direitos e da valorização salarial. Temos o compromisso de lutar pelos reajustes nos salários dos metalúrgicos e pela renovação e ampliação das cláusulas das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs)”.
Para Leandro Soares, presidente do SMetal Sorocaba, mais do que nunca, a união e organização dos sindicatos filiados à FEM será imprescindível no atual cenário político-econômico. “Acredito que essa unidade entre os Sindicatos e também com as suas respectivas bases será fundamental para manter os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e ir além. Precisamos dar sustentação ao governo Lula para aprimorar os direitos da classe trabalhadora”, assegura.

Congresso da FEM-CUT/SP

O pontapé na Campanha Salarial de 2023 vem com base no 9° Congresso da FEM-CUT/SP, realizado em abril deste ano. Na oportunidade, foi aprovado o plano de lutas da Federação, que aponta elementos importantes para as negociações.

O presidente da entidade, Erick Silva, enfatiza que, apesar da vitória dos trabalhadores com a eleição de Lula, o momento ainda é delicado. “Estivemos em Brasília para algumas agendas com representantes do governo federal, para reforçar pautas importantes para a classe trabalhadora, e o sentimento que temos é da necessidade de continuar a luta pelos nossos direitos. Ainda temos um Congresso conservador e sofremos com a alta dos juros, que dificulta as negociações e traz grandes desafios para a Campanha Salarial”.

Data-base 2023

Em oito meses, a data-base dos metalúrgicos da FEM-CUT/SP está acumulada em 3,67%. O número representa as perdas salariais da categoria desde a última negociação, finalizada em setembro de 2022, e leva em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). No mesmo período do ano passado – entre os meses de setembro e abril – as perdas dos metalúrgicos com a inflação somavam 8,66%.

No ano passado, o trabalho da FEM-CUT/SP garantiu 9% de reajuste salarial, além da renovação das cláusulas das Convenções Coletivas de Trabalho, beneficiando mais de 150 mil metalúrgicos e metalúrgicas da base da entidade em todo estado.

“Mesmo com todas as adversidades e com os retrocessos impostos pelo governo Bolsonaro, a Federação foi firme nas negociações e contou com uma categoria unida, que garantiu o resultado vitorioso. Mesmo com a mudança de governo, negociar com o patrão nunca é fácil, mas estamos sempre dispostos à luta pelos metalúrgicos e metalúrgicas”, aponta Adilson Faustino (Carpinha), tesoureiro da entidade.

Pautas das trabalhadoras

Um dos pontos definidos na reunião da última quarta-feira, 31, foi a realização de um encontro das mulheres metalúrgicas, que será promovido pela Secretaria da Mulher Trabalhadora da FEM-CUT/SP, comandada por Ceres Ronquim.

“Temos importantes direitos para metalúrgicas estabelecidos nas nossas Convenções Coletivas de Trabalho, mas sempre buscamos mais avanços. A mulher trabalhadora tem pautas específicas que precisam ser debatidas e levadas para as negociações e esse é nosso principal objetivo”, esclarece Ceres.

campanha cut data-base direito federação fem leandro metalúrgico negociação salarial sindicato