Busca
Agenda sindical

Representantes do SMetal participam de agenda em Brasília

Agendas aconteceram entre terça e quarta-feira, 26 e 27, e tiveram a participação do presidente da entidade, Leandro Soares, e do secretário-geral, Silvio Ferreira; saiba os pontos debatidos

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal

Agendas fazem parte de uma série de ações do SMetal em busca de investimentos, qualificação para os trabalhadores e estreitamento de laços com importantes membros do governo | Fotos: Divulgação

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) esteve representado em Brasília nesta semana. O presidente da entidade, Leandro Soares, e o secretário-geral, Silvio Ferreira, participaram de agendas que fazem parte de uma série de ações do SMetal em busca de investimentos, qualificação para os trabalhadores e estreitamento de laços com importantes membros do governo.

Na terça-feira, 26, os líderes metalúrgicos passaram pela Secretaria de Relações Institucionais, e conversaram com o ministro Alexandre Padilha; também estiveram na Secretaria de Diálogos Sociais e Articulações Políticas, um órgão criado para ser um canal de troca com os movimentos populares. A agenda foi pra apresentar o Sindicato e estabelecer um vínculo.

Leandro e Silvio apresentaram projetos e demandas da Associação Sorocaba Futebol de Amputados (ASFA) para o secretário Thiago Martins Milhim, que representou o Ministério dos Esportes. Essa Associação é responsável pelo mantimento de dois times importantes da modalidade de futebol de amputados: o São Bento e o Evolução.

Já na quarta-feira, 27, os compromissos seguiram no Palácio do Planalto. O presidente e o secretário-geral estiveram com Danilo Chaves e América, ambos funcionários da Secretaria de Comunicação Social (Secom), na ocasião a conversa foi sobre o combate às fake News, além do fortalecimento da comunicação nesta luta, visando uma imprensa imparcial.

Além disso, os metalúrgicos marcaram presença no Lançamento do Plano Safra para Agricultura Familiar, que teve participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com Paulo Teixeira, que comanda a pasta do ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

De acordo com Leandro, o objetivo do presidente Lula com a retomada do Plano Safra com juros mais baixos é, entre outros pontos, proporcionar mais estímulo à produção sustentável de alimentos saudáveis; incentivar a compra de máquinas agrícolas e conceder mais crédito para mulheres rurais e acesso à terra.

Nas agendas, Leandro e Silvio puderam conversar, ainda, com o deputado federal, Jilmar Tatto, sobre mobilidade e sua luta atual pela tarifa livre no transporte público e com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. No almoço, a conversa foi com o deputado federal, Kiko Celeguim, que preside o Partido dos Trabalhadores em São Paulo.

Outro compromisso importante foi com José F. Guatura, assessor do gabinete da Presidência da República, Leandro solicitou uma visita do presidente Lula à Sorocaba. Segundo o sindicalista, o pedido foi recebido com entusiasmo.

Com o presidente do Sesi Nacional, o debate foi a formação e qualificação dos trabalhadores | Foto: Divulgação

A formação e qualificação dos trabalhadores também foi pauta dos encontros. No encerramento das agendas, o encontro foi com Vagner Freitas, presidente do SESI Nacional, e a intenção da conversa foi realizar uma aproximação com o Sistema S em busca de formação e qualificação para os trabalhadores da região. Outro debate foi a possibilidade da criação de um projeto de olhar social para jovens em situação de vulnerabilidade. “Acreditamos que, juntos, possamos desenvolver nossa região através de cursos de formação e qualificação dentro e fora do Sindicato”, analisou Leandro Soares.

tags
agenda sindical brasilia capacitação formação Investimentos
VEJA
TAMBÉM