CUT 40 anos

Renovação é o maior desafio da entidade para os próximos anos, diz dirigente do SMetal

Em outubro de 2023, a Central realizou a 1ª Plenária Nacional da Juventude da CUT realizada no âmbito do 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT)

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Roberto Parizotti (SAPÃO)

No próximo dia 28 de abril, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) completa 40 anos. Após participar de reunião de planejamento estadual da entidade, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), secretário de saúde do trabalhador da Central em São Paulo e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), detalha as perspectivas da entidade. Para ele, a renovação das lideranças é o maior desafio para os próximos anos.

“Nós estamos pensando numa CUT com esse olhar desafiador de trazer a juventude, para que o movimento sindical CUTista esteja mais forte. Na reunião, falamos sobre a renovação das lideranças, pensando também em novas conquistas, além de não deixar que a classe trabalhadora seja ainda mais atacada. A CUT já contribuiu muito para a sociedade, para o país, e tem muito a avançar”, destaca o dirigente.

Em outubro de 2023, a Central realizou a 1ª Plenária Nacional da Juventude da CUT, realizada no âmbito do 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT). Durante a atividade, a secretária da Juventude da Contraf-CUT, Bianca Garbelini, destacou o papel dos jovens para a longevidade da entidade.

“Somos nós, jovens, que construiremos a CUT dos próximos 40 anos, valorizando a história de quem veio antes, mas principalmente pensando um modelo de sindicalismo que efetivamente represente os trabalhadores brasileiros em todas as suas formas e diversidade”, concluiu.

Próximas mobilizações

Verdinho conta que o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, o Dia do Trabalhador, no 1º de maio, e as eleições municipais são algumas das principais mobilizações da classe trabalhadora neste ano.

“A inserção da mulher na política é uma pauta da CUT. Para o 1º de maio, nós estamos preparando uma agenda que resgate a luta da classe trabalhadora como um todo. Além disso, neste ano é fundamental elegermos candidatos que dialoguem com a reivindicação da classe trabalhadora”, destaca.

Saúde do trabalhador

Somente em Sorocaba, a Indústria da Transformação teve 212 acidentes de trabalho, em 2023, segundo o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Verdinho destaca que a saúde e a prevenção de acidentes são pautas constantes da CUT. Em especial a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA-A), que é composta por funcionários voluntários das empresas com a finalidade de ajudar na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

“Ainda tem muitos locais de trabalho que estão deixando pessoas doentes. Movimento Sindical não é só lutar por avanços econômicos. Precisamos de dinheiro, mas dinheiro sem saúde não adianta nada. Queremos que a CIPA-A realmente seja respeitada no local do trabalho, inclusive envolvendo o CEREST, que hoje tem o poder de fiscalizar a empresa, e fazer com que a empresa respeite os limites do ser humano, porque a gente sabe que o capital, por sua ganância, só visando o lucro, não tem respeito à vida das pessoas. E a vida tem que estar em primeiro lugar”, afirma.

40 anos Acidente de Trabalho central sindical cut juventude renovação saúde segurança