Busca
Encontro

Rede sindical dos trabalhadores da ZF debate pautas estratégicas

Trabalhadores de fábricas ZF de três cidades brasileiras, reuniram-se em Sorocaba nos dias 6 e 7, para trocar informações, debater os problemas na empresa e definir propostas de atuação conjunta

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Coordenadores da rede no Brasil e assessoria da CNM/CUT em reunião no início deste ano, já cobravam da empresa reconhecimento ao acordo internacional

Trabalhadores de fábricas ZF de três cidades brasileiras, Sorocaba-SP, São Bernardo do Campo-SP e Betim-MG, reuniram-se em Sorocaba esta semana, dias 6 e 7, para trocar informações, debater os problemas na empresa e definir propostas de atuação conjunta. O evento foi o 6º Encontro Nacional da Rede Sindical de Trabalhadores na ZF, organizado pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM).

Além de dirigentes sindicais das plantas da ZF nas três cidades, o Encontro em Sorocaba contou também com a participação de trabalhadores de Córdoba, Argentina, onde a ZF também tem uma unidade; de membros da CNM; de economistas do Dieese e da Friedrich Ebert Stiftung (FES), fundação alemã que ajuda a patrocinar eventos sindicais de intercâmbio e organização dos trabalhadores.

A rede nacional de trabalhadores da ZF faz parte da rede Internacional dos trabalhadores do grupo. No Brasil, o coordenador da rede é João Evangelista de Oliveira, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e funcionário da ZF do Brasil.

Um dos organizadores das mesas de debates do encontro desta semana também foi um metalúrgico de Sorocaba, Marcos Roberto Coelho, o Latino, diretor do Sindicato da categoria e funcionário da ZF Lemforder.

Assuntos

Nos dois dias do Encontro em Sorocaba, os participantes debateram assuntos estratégicos para avançar nas reivindicações dos trabalhadores, como o faturamento global e de cada unidade da ZF, a evolução dos negócios da fabricante de autopeças, os investimentos da empresa em cada planta, as pautas sindicais de cada região e o andamento do programa Inovar-Auto, do governo federal, que pode trazer benefícios aos metalúrgicos, caso seja respeitado pelo Grupo ZF.

“Daqui vão sair propostas para enfrentamos desafios comuns no grupo ZF. Temos que uniformizar nossas ações e criar uma sinergia entre nós para avançar nas conquistas coletivas”, afirmou Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba na abertura do Encontro.

João Evangelista, coordenador do Encontro, lembrou que a direção da ZF do Brasil em Sorocaba tem se recusado a dialogar. “Ela até agora não reconheceu a rede de trabalhadores nem o acordo marco internacional, que regulamenta as relações de trabalho na empresa. Temos que lutar juntos para que esse mau exemplo não seja repetido em outras plantas do Grupo”.

A resistência da ZF do Brasil local em reconhecer a rede e o acordo internacional entraram para a pauta estratégica do Encontro.

Importância da rede

Para Ubirajara Freitas, Secretário de Organização da CNM, presente ao Encontro, afirmou que a formação de redes de trabalhadores é fundamental para diminuir as diferenças de salários e direitos entre trabalhadores de diferentes plantas de uma mesma empresa. “A organização e os encontros, como este em Sorocaba, contribuem para diminuir o desnivelamento de conquistas entre metalúrgicos no Brasil e até internacionalmente”, afirmou.

“Hoje, uma das prioridades da CNM é a luta pela implantação do Contrato Coletivo Nacional, que pretende nivelar os direitos da categoria no país. Os bancários e os petroleiros já têm esse avanço na legislação. Para os metalúrgicos, as redes sindicais são um passo importante nessa direção”, ressaltou Ubirajara, ou Bira, como é conhecido.

Bira também destacou que foi a rede sindical mundial que garantiu que os trabalhadores da ZF conquistassem um assento no Conselho Diretor da Empresa, na Alemanha. “Hoje, os metalúrgicos do Grupo têm voz nas decisões na administração do Grupo; e foram o intercâmbio e a organização sindical que garantiram isso”.

Encontro foi realizado na sala de conferências de um hotel na Rodovia João Leme dos Santos, em Sorocaba (Foto: Foguinho/Imprensa SMetal)

tags
São Bernardo do Campo-SP e Betim-MG sindicato dos metalurgicos de sorocaba Sorocaba Sorocaba-SP ZF
VEJA
TAMBÉM