Por meio do Instituto Terra Viva (que trabalha com cerca de 60 agricultores rurais da região de Sorocaba, buscando facilitar o escoamento da produção orgânica e agroecológica), a Rede Solidária Sorocaba distribuirá desta vez 16,64 toneladas de alimentos e cerca de 1.040 cestas.
A ação é realizada através de parceria com a Fundação Banco do Brasil e diversos outros parceiros, como o Mesa Brasil, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e o Banco de Alimentos Sorocaba, com cestas a serem doadas para famílias em situação de vulnerabilidade durante a Covid-19.
Os alimentos chegaram nesta segunda-feira, 25, e as cestas foram montadas na sede do SMetal. As entregas, junto com a Mesa Brasil Sesc São Paulo e o Banco de Alimentos de Sorocaba, vão abranger 10 pontos.
O presidente do SMetal, Leandro Soares, esteve na sede da entidade, representando o Banco de Alimentos de Sorocaba, para acompanhar o trabalho. “O princípio de sindicato cidadão é desenvolvido por nós há bastante tempo e, por isso, buscamos contribuir com ações que façam a diferença na sociedade. Mais do que nunca, precisamos de redes solidárias como essa para ajudar quem mais precisa, especialmente nesse momento de pandemia”.
Cada cesta será composta por Feijão Carioca, Abacate, Alface, Batata Doce, Abóbora Paulista, Mandioquinha, Tomate, Mandioca, Laranja, Banana, Flocão de Milho, Sabão em Barra, Álcool em Gel, Detergente Líquido e Água Sanitária. Quase que em sua totalidade, são orgânicos e sem contar com nenhum alimento transgênico.
Sobre a Rede Solidária de Sorocaba
Já faz alguns anos que Sorocaba tem despontado como um dos grandes centros de distribuição de alimentos orgânicos e nessa história, o Instituto Terra Viva colaborou bastante com diversos outros projetos e sendo um dos pioneiros em feiras, distribuição em restaurantes e grupos de entrega. Em meio à pandemia, alguns produtores estão sem opções para escoar o seu alimento e, por outro lado, em muitas casas pessoas não têm o que comer.
Pensando nisso, a Rede Solidária Sorocaba foi criada para que esses alimentos cheguem ao consumidor final: as pessoas com maior vulnerabilidade neste período e que precisam se alimentar da melhor maneira para aumentar a sua imunidade e evitar doenças.