Busca
Atenção

Receita alerta para golpe que aponta irregularidades na declaração do IR

Golpistas utilizam o nome da Receita Federal para dar credibilidade a e-mail falso que informa os contribuintes sobre supostos erros na declaração enviada; para saber se há erros, acesse o portal e-CAC

Mariana Lemos / Brasil de Fato
Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Para saber se há erros na sua declaração de IR já enviada acesse o portal e-CAC e selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” / Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Faltando pouco tempo para o término do prazo de envio das declarações de Imposto de Renda, a Receita Federal lançou um comunicado sobre um novo golpe que está em circulação pela internet e que utiliza indevidamente o nome da Instituição, a fim de ganhar credibilidade. O alerta diz respeito ao envio de e-mails falsos que estariam informando os contribuintes sobre supostos erros na declaração enviada.

De acordo com a nota divulgada no site oficial da Receita Federal, o órgão ressalta que “não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links”.

Em geral, os links e documentos contidos nas mensagens falsas, quando clicados ou instalados nos computadores ou celulares, podem disponibilizar ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes aos golpistas. Por isso, a principal orientação é não abrir arquivos anexados e não clicar nos links disponibilizados.

Para saber se há erros na declaração de IR já enviada, acesse o portal e-CAC e selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Na sequência você deverá clicar na aba “Processamento” e, no caso de você ter caído na malha fina, é possível verificar o motivo do erro clicando no item “Pendências de Malha”.

Vale ressaltar que até antes do recebimento do termo de intimação, que serve para comprovar as informações declaradas com a apresentação de documentos, é possível realizar a retificação da sua declaração, corrigindo possíveis erros de preenchimento ou ainda adicionando alguma informação que não foi declarada.

Visando sanar dúvidas, você pode acessar a página da Receita Federal ou ainda procurar uma unidade de atendimento presencial do órgão na sua região. A aba “Denuncie”, da ouvidoria da Receita Federal, também pode ser utilizada para reportar as tentativas de golpe.

tags
Declaração e-mail erro federal golpe imposto Prazo receita renda
VEJA
TAMBÉM