Em entrevista à Rádio Jovem Pan, em Sorocaba, na manhã desta quinta-feira, dia 1º, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares, comentou sobre algumas das ações tomadas pela entidade para o enfrentamento da Covid-19 na cidade.
Além de entrar com uma ação civil pública na Justiça e com denúncia contra o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) no Ministério Público, por conta da exclusão dos trabalhadores da indústria da antecipação dos feriados na cidade, a entidade vem buscando negociar medidas de lockdown para conter a disseminação da doença também nas fábricas da categoria.
Confira abaixo alguns trechos da entrevista:
Denúncia no MP
“O que motivou o Sindicato a entrar na Justiça questionando o decreto do prefeito foi o princípio de isonomia, mas principalmente a discriminação que o Manga ocasionou aos trabalhadores e trabalhadoras da indústria. Nós entendemos que não tem como existir “meio feriado”. Ou é para todo mundo, ou não tem que existir feriado”.
Lockdown
“O Sindicato tem defendido ao longo dos últimos dias o lockdown, que é a única alternativa para esse momento – essa conjuntura – de nós minimizarmos a situação da Covid-19 em nossa cidade”.
Lotação dos ônibus
“Quanto à questão da lotação dos ônibus pela manhã de ontem (31), nós já havíamos dito o que isso podia acontecer com esse decreto apenas para uma parcela da população. Ainda mais com a diminuição do transporte”.
Indústria de Sorocaba
“Para vocês terem ideia, apenas em Sorocaba, nós temos cerca de 50 mil trabalhadores na indústria e nem todos eles são providos de transporte fretado. Por isso, já imaginávamos e, inclusive discutimos com o poder público, as consequências que esse decreto acarretaria à população sorocabana, especialmente trabalhadores da indústria”.
Assista a integra:
https://www.youtube.com/watch?v=0fdjqat0I34