Busca
Conquista

Proteção do emprego e salário: Metalúrgicos da Bosch aprovam acordo

Aprovado com 92,89% dos votos, os trabalhadores da Bosch ligados à produção terão os contratos de trabalho suspensos por pelo menos 30 dias, com garantia do salário e benefícios, além de estabilidade no emprego

Imprensa SMetal
Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
Acordo abrange 451 trabalhadores horistas e mensalistas diretamente ligados à produção da Bosch

Acordo abrange 451 trabalhadores horistas e mensalistas diretamente ligados à produção da Bosch

Aprovado com 92,89% dos votos favoráveis, os trabalhadores da Robert Bosch, em Sorocaba, terão os contratos de trabalho suspensos por pelo menos 30 dias, com a garantia do salário e benefícios, além de estabilidade no emprego. A votação aconteceu de forma virtual para evitar aglomerações, conforme orientado por órgãos de saúde.

O acordo, negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), pode ainda ser prorrogado por mais 30 dias, caso a pandemia do novo coronavírus se estenda e haja necessidade de manter os trabalhadores seguros em casa por mais tempo, ampliando também a estabilidade e os demais benefícios.

Segundo o presidente do SMetal, Leandro Soares, após intensa negociação com a empresa, ficou garantido que todos os trabalhadores, contemplados ou não no acordo, terão os empregos garantidos até julho deste ano. “Para aqueles que terão o contrato suspenso, a estabilidade será pelo período do acordo mais o mesmo período após o término da suspensão”.

Ele conta ainda que a grande participação dos trabalhadores na assembleia virtual monstra o entendimento da categoria sobre a importância da luta do Sindicato em preservar o salário, a saúde e o emprego neste momento de pandemia, causada pela Covid-19.

O acordo abrange 451 trabalhadores horistas e mensalistas diretamente ligados à produção da Bosch. No total, 380 (84,26%) participaram da votação virtual; 353 (92,89%) votos foram a favor, 9 (2,37%) contrários e 18 (4,74%) preferiram se abster. A assembleia ficou disponível por 24h, entre os dias 27 e 28 de abril.

“Como em outras fábricas, conseguimos garantir os salários, em alguns casos até mesmo 100% do salário líquido, e melhores condições do que a prevista na MP 936, para que os trabalhadores consigam se manter nesse período de crise mundial”, assegura o presidente do SMetal, Leandro Soares.

tags
acordo aprovado assembleia Bosch Emprego metalúrgico online Proposta proteção robert salário Sorocaba virtual
VEJA
TAMBÉM