Busca
CULTURA

Protagonismo das mulheres é tema de curtas exibidos no Cine SMetal

Programação desta quinta-feira, 21, terá a exibição de “Kbela”, “As Minas do Rap” e “O dia de Jerusa”

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Divulgação/Kbela

Curadoria é realizada em parceria com o Comitê Popular de Luta Mulheres Pela Democracia

Em continuidade à programação especial de Mês das Mulheres, o Cine SMetal exibe nesta quinta-feira, 21, os curtas “Kbela”, “As Minas do Rap” e “O dia de Jerusa”. O encontro será realizado às 19h, no auditório da sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

Eleito em 2017 como melhor filme de curta-metragem da diáspora pela Academia Africana de Cinema, “Kbela” traz um olhar sensível sobre a experiência do racismo vivido cotidianamente por mulheres negras.

Já o curta-metragem “As Minas do Rap” entrevista mulheres ligadas ao hip hop, abordando o histórico feminino dentro do movimento e dando voz a artistas como Negra Li, MC Gra e Karol Conká.

“O dia de Jerusa” narra a história de uma moradora de um sobrado envelhecido que, ao receber uma pesquisadora de opinião que circula pelo bairro, proporciona uma tarde inusitada repleta de memórias.

Após a exibição dos curtas, o Cine SMetal receberá um bate-papo com a cantora e radialista Paula Sinapse, defensora do fortalecimento feminino dentro do movimento hip hop, e com a enfermeira e conselheira municipal de saúde Regina Cardoso da Silva.

Sobre o Cine SMetal

O Cine SMetal, lançado em 2023 com a proposta de ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades e espaços culturais, recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.

Os interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal em 2024 podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail [email protected], para falar com a curadora Renata Rocha.

A entrada é gratuita, mas o SMetal pede a quem puder contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS). A curadoria e mediação são de Renata Rocha.

tags
As Minas do Rap Cine SMetal Kbela Mês das Mulheres O dia de Jerusa Paula Sinapse Regina Cardoso da Silva
VEJA
TAMBÉM