Os trabalhadores da Kanjiko, empresa fabricante de peças e acessórios para veículos automotores em Sorocaba, aprovaram nesta quarta-feira, 24, uma proposta de calendário de dias pontes para 2024, na qual os trabalhadores possam folgar nos feriados prolongados.
O acordo foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), por meio do vice-presidente Valdeci Henrique da Silva, o Verdinho, e membros do Comitê Sindical da Kanjiko. Fazem parte do CSE da empresa os trabalhadores Samuel Moraes da Costa, o Tiozinho; Anderson Teixeira dos Anjos; e Edson Roberto de Araújo, o Boy.
Com a aprovação, os trabalhadores da Kanjiko terão direito a folga nos feriados de Carnaval, Corpus Christi, Revolução Constitucionalista e Aniversário de Sorocaba. O acordo, negociado anualmente pelo SMetal, oferece maior flexibilidade aos trabalhadores, sem sobrecarregar a jornada de trabalho.
Durante a assembleia, os dirigentes do SMetal falaram, ainda, sobre uma proposta para que os eletricistas da empresa metalúrgica recebam os pagamentos do adicional de periculosidade que estão atrasados. O acordo será colocado para apreciação dos trabalhadores com essa função, de acordo com Verdinho, nos próximos dias. A categoria nesta empresa já tem direitos garantidos conquistado com ajuda do SMetal e, segundo o diretor, a luta por melhores condições de trabalho vai continuar.
“É importante destacar que os trabalhadores da Kanjiko já atuam em um regime de 40 horas semanais de trabalho, de segunda a sexta-feira. E tudo isso é uma conquista, por meio de lutas e acordos, graças ao SMetal, o CSE da empresa e demais trabalhadores”, disse Verdinho.
Além de dialogar sobre o adicional de periculosidade, o SMetal tem realizado conversas com a Kanjiko para debater sobre plano de cargos e salários, visando o aumento da folha de pagamento dos trabalhadores. Em breve, também serão iniciadas as negociações do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2024. Confira algumas das principais lutas da atual gestão do CSE Kanjiko (clique aqui).